A Faculdade Asces firmou, na noite de ontem (29), o convênio com a Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL) para a criação do projeto Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia. Um ambiente dedicado à junção das diferentes linguagens culturais e artísticas. De forma gratuita para a comunidade em geral, o lugar contará com atividades acontecendo semanalmente, de quarta à sexta-feira, sempre das 18h às 22h, com ambientes para exposição de artes plásticas, fotografias, apresentações teatrais, musicais e literárias. As atividades começam já nesta quarta-feira (30/05), com a exposição fotográfica “Um olhar por trás das grades”, do fotógrafo Antônio Preggo.

A programação conta ainda com a exposição do filme “Narradores de Javé”, comédia com direção de Elliane Caffé. A exibição acontece às 19h de hoje. O filme narra a história de um pequeno vilarejo chamado Vale do Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma usina hidrelétrica. Diante da situação, a comunidade se reúne e decide preparar um documento oficial contando os acontecimentos importantes de sua história. Porém, todos na Vila são analfabetos, com exceção de Antonio Biá, que se dispõe a escrever a história, mas cada morador apresenta uma versão diferente. Começa então uma tragicomédia com pitadas de épico e pontos de reflexão.

O espaço é a consolidação de um projeto que estava sendo estudado pela Faculdade Asces há alguns anos e que encontrou na ACACCIL o ambiente ideal. No coração comercial de Caruaru, em plena Avenida XV de Novembro, a casa secular, onde durante 30 anos funciona a ACACCIL, tinha um quintal ocioso, onde no passado servia de alojamento para os escravos. “Hoje, depois de pouco mais de um mês de trabalho, nós concluímos um dos projetos culturais que esperamos ser um dos mais importantes na vida social de Caruaru. O objetivo é congregar as artes e oferecer opções diferenciadas para a nossa comunidade”, disse o diretor geral da Faculdade Asces, professor Paulo Muniz Lopes.

Completamente modificado, mas sem interferir na infraestrutura, o lugar ganhou novos ares, cores e referências da nossa cultura regional. Uma mistura de anfiteatro, café e galeria. “As cores fortes que lembram os tons terra, os bancos de cimento, o piso de tijolos premoldados e um discreto jardim, que se voltam para um pequeno palco complementam a ideia do Quintal da Academia”, disse o arquiteto e urbanista responsável pela obra, Rodrigo Lucas.

Segundo o Presidente da ACACCIL, Onildo Almeida, a parceria não poderia ser com uma Entidade melhor, visto que a Faculdade Asces tem em seus valores o compromisso com o desenvolvimento da cidade em suas mais diferenciadas áreas, inclusive a cultural. “Nós estamos muito felizes com esse convênio e ao certo teremos outros frutos com a oferta da cultura para toda a comunidade”, disse Almeida que foi nomeado para mais um biênio na função de Presidente da Academia.

Quanto à programação: às quartas-feiras serão dedicadas à sétima arte com a exibição de filmes e debate com a platéia logo após. Às quintas-feiras, sempre uma atração musical fará apresentações e nas sextas-feiras será a literatura quem ganhará um novo espaço no Quintal da Academia. A curadoria para as atrações ficará sob a responsabilidade da própria Asces.