A comunidade do loteamento Novo Mundo recebeu o Projeto Praticando Ciência, da Secretaria da Criança, do Adolescente e Políticas Sociais de Caruaru.

O projeto em parceria com os cursos de Farmácia e Biomedicina da Faculdade Asces, visa esclarecer e levar para população, informações sobre saúde. “Acreditamos que sozinhos as coisas ficam muito mais difíceis de realizar, por isso a importância da união para complementar e fortalecer nossos projetos e a Faculdade Asces está sendo uma parceira de peso nessas ações”, comenta Cyntia Medeiros, diretora da Proteção Básica da Secretaria da Criança, do Adolescente e Políticas Sociais do município.

Os estudantes que participam dos projetos de extensão Farmacêuticos do Futuro, Plantas Medicinais e Parasitoses realizaram experimentos de química com maisena e produziram vick, que foi entregue à comunidade e distribuíram folhetos informativos sobre os cuidados na utilização de plantas medicinais em chás. Outro grupo promoveu palestra sobre os cuidados que devemos ter com as verminoses.

Para o professor do curso de Farmácia Henrique Tabosa, essas ações são importantes para mostrar aos estudantes uma realidade às vezes distante da qual eles vivem. “É importante sair dos muros da Faculdade e apresentar uma realidade que eles quanto profissionais irão presenciar, além de estar beneficiando a população com informações de saúde e exames”, lembrou Tabosa.

Os estudantes Ricqueline Moraes, do 6º período do curso de Biomedicina e Hilário Bezerra, do 7º período do curso de Farmácia falaram da importância dessas ações. “É importante porque podemos oferecer um serviço para uma população carente e nos depararmos com a realidade deles. Aprendemos como lidar com o público e colocamos em prática o que estudamos em sala de aula e nos laboratórios”, afirmou os estudantes.

A ação ainda contou com higienização bucal, distribuição de kits de escovação e preservativo, aplicação de flúor e apresentação de break com os adolescentes do Projovem. A próxima visita será quarta-feira (23/05), no sítio Taquara, onde serão entregues os resultados dos exames realizados na comunidade.