Desenvolvido na disciplina de Política Ambiental Global da professora, Clarissa Marques, os estudantes do 5º período do curso de Relações Internacionais, iniciaram o projeto “Conexão Ambiente”.

O objetivo do projeto é manter contato com organizações internacionais que trabalhem com problemas ambientais de âmbito global. O estudante, Arnaldo Melo, comenta sobre a oportunidade de ampliar os conhecimentos nesta área. “É interessante você expandir seus conhecimentos com organizações internacionais que trabalhem com assuntos de contexto global, isso só vai ampliar nossos conhecimentos com relação ao assunto e saber mais como essas empresas estão trabalhando”, fala Melo.

Os estudantes discutem a cada semana um tema a ser trabalhado, após escolha do tema, cada aluno pesquisa organizações e empresas que trabalhem com o assunto e ficam responsáveis de cada um enviar dois e-mails, a língua fica a critério de cada estudante.

A discente Ana Luiza explica como surgiu a ideia do projeto. “Foi através de um trabalho com a professora Clarissa sobre um texto que falava da situação de povos refugiados ambientais em Bangladesh, após esse trabalho ficamos nos perguntando se existiriam organizações e empresas preocupadas com essa problemática. Então resolvemos pesquisar!”, comentou Luiza.

Para a professora Clarissa Marques, o projeto tenta despertar nos discentes o estimulo não só a pesquisa, mas também ao meio ambiente em um contexto global. “É extremamente importante fazer com que eles se integrem de um ponto de vista global. A ideia é conseguir na atividade prática perceber a importância das temáticas ambientais globais. Principalmente no ano no qual o Brasil vai sediar o maior evento ambiental do mundo, o Rio + 20. E nada mais interessante trabalhar e estimular o interesse dos estudantes neste momento”, registrou Marques.

O primeiro tema foi aquecimento global e o tema da próxima semana será defesa dos animais.

RIO+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), que está sendo organizada em conformidade com a Resolução 64/236 da Assembléia Geral (A/RES/64/236), irá ocorrer no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012 marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível, sendo que dela resultará a produção de um documento político focado.

Objetivo da Conferência

O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Temas da Conferência

Os dois temas em foco na Conferência serão: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.