Na sexta-feira, 20, foi realizada a palestra “Estética na Biomedicina”, ministrada pelo biomédico Silvino Teles, pioneiro na área em Pernambuco e único biomédico do país com certificado pela Deka Lasers do Brasil. O evento aconteceu no Auditório da Faculdade Asces e contou com cerca de cem estudantes de diversos períodos do bacharleado em Biomedicina. Segundo a coordenadora do curso, Sibele Ribeiro de Oliveira, a ideia de trazer a palestra surgiu dos próprios estudantes, despertada pelo desejo de conhecer mais sobre o segmento em ascensão. “É uma das mais novas áreas de atuação do biomédico e no Sul e no Sudeste já está mais consolidada. Nós estamos está trazendo aqui para mais conhecimento dos futuros profissionais da área do interior do Agreste”, acrescenta.
Com o foco “Tecnologias em estética”, o convidado apresentou as técnicas mais utilizadas atualmente tanto para tratamentos corporais como para os faciais. Quanto aos primeiros, foram explicados o power shape (lipo sem cirurgia), que provoca a quebra da célula de gordura; rádio frequência (aquecimento da pele – derme e gordura); endermologia (remodelação corporal através de vácuo com pressão negativa e positiva); eletroestimulação (corrente russa), indicada para pacientes que não podem fazer atividade física; carboxiterapia (melhoramento de estrias); intradermoterapia (injeção direto na área afetada ou medicamentos via oral); hidrolipo não aspiratória (tipo de intradermoterapia que combina procedimentos de injeção, ultrassom e vibração) e depilação a laser.
Na área de estética fácil, Teles exibiu técnicas como o peeling de cristal, a luz intensa pulsada, preenchimento facial, laser fracionado de CO², peeling químico e botox – este que se caracteriza como o tratamento estético mais procurado.
O profissional vê a área como uma nova vertente no ramo “uma nova habilitação da biomedicina; mais um campo que se abriu para os estudantes, que trata das disfunções estéticas”. Este é um mercado de trabalho onde não há crises, tendo em vista que, segundo o SEBRAE, o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos de higiene e beleza, ficando atrás apenas dos EUA e do Japão. “A busca pela melhor autoestima tem crescido muito, então a biomedicina estética está inserida no segmento com diversas tecnologias e procedimentos no sentido de melhorar a qualidade de vida do paciente e sua autoestima”, completa.