As bolsas dirigem-se a estudantes estrangeiros iniciando mestrado em um estabelecimento de ensino superior na região Île-de-France, em qualquer área de estudos. A bolsa, no entanto, não abrange os cursos que conduzem a diplomas de MBA.

Estudantes de todas as nacionalidades podem postular a bolsa, mas será dada prioridade àqueles das zonas prioritárias de cooperação da região – como é o caso da cidade e do Estado de São Paulo — ou de países emergentes. Não podem concorrer candidatos com dupla nacionalidade, sendo uma delas a francesa, ou já beneficiários de algum auxílio do governo francês.

O programa busca apoiar estudantes de até 30 anos que não estejam realizando estudos na França no momento da atribuição da bolsa. Compreende um montante anual de 10.500 euros, além de reserva e pagamento de um alojamento individual. O período letivo na França não pode ser inferior a 10 meses.

O estudante deve comunicar seu interesse pela bolsa Master Île-de-France ao estabelecimento de ensino superior que deseja integrar em 2012-2013. Candidaturas enviadas diretamente ao Conselho Regional de Île-de-France não serão examinadas. Os estabelecimentos encarregam-se da pré-seleção e devem encaminhar as candidaturas ao Conselho dentro do prazo de inscrições.

Mais informações: www.iledefrance.fr/appels-a-projets/recherche-enseignement-sup/bourse-master

Fonte: Agência FAPESP