O Projeto Praticando Ciência é um projeto de extensão no qual há a interação entre estudantes do ensino médio ou fundamental, representando a comunidade, com os estudantes da Faculdade Asces da área de saúde, no âmbito dos laboratórios de Anatomia, Microscopia e Bioquímica.

O projeto tem como objetivo incentivar a pesquisa científica entre os representantes da comunidade, ao mesmo tempo em que possibilita aos estudantes da Asces treinar a prática didática. Os alunos das escolas são recepcionados e divididos em grupos, em seguida cada grupo desenvolve atividades como a produção de detergente (saponificação), síntese de perfume com essências conhecidas no mercado, recebimento de informações quanto à anatomia do corpo humano e observação de células e parasitas por meio da microscopia.

“Na realidade, o projeto forma dois grandes grupos: os escolares e os graduandos. Um adquire informação e o outro proporciona. É gratificante observar a participação e satisfação dos escolares no que se refere à interação entre teoria e prática, já por parte dos graduandos, o aprimoramento da prática didática”, explica a coordenadora do projeto Ana Cecília Cavalcanti.

As escolas que pretendem participar do Projeto devem entrar em contato com a professora Ana Cecília, através do número de telefone: (81) 2103.2090 / 2103.2000.    As visitas são realizadas a cada quinze dias, sempre as sextas-feiras, no horário das 14h às 17h.