A relação da Faculdade Asces com as artes cênicas não é de hoje. A instituição sempre cultivou uma política de incentivo à arte e à cultura, um dos motivos pelo qual o teatro está presente nas atividades extras disciplinares de seus estudantes e funcionários.

A trajetória desta manifestação cultural iniciou no ano de 1969, quando funcionava o TUA (Teatro Universitário do Agreste), no qual os estudantes da época já apresentavam espetáculos, como os clássicos Antígona e Édipo Rei, além da participação em festivais pelo Nordeste. Era o começo de tudo, e todos participantes mostra¬vam-se empolgados com o grupo. “Na época, os estudantes participavam de forma tão es¬pontânea, pois não era oferecido nenhum tipo de bolsa auxílio. Hoje a realidade é diferente, há mais incentivos para os estudantes/atores”, relembra Dierson Leal, então estudante do cur¬so de Odontologia da Instituição.

Quase 30 anos depois, em 1998, quando Leal retorna à Asces, já na condição de pro¬fessor, resolveu implantar o GTA (Grupo de Teatro Asces), tornando-se o seu coordenador. O grupo iniciou suas ativi¬dades de maneira muito tímida e suas apresentações ocor¬riam apenas em pequenos eventos da instituição.

Porém, foi em 2009 que o GTA ganhou força e mesmo ensaiando apenas uma vez por semana, conseguiu apre¬sentar três espetáculos: “A moela da galinha”, “A funerária” e “O Auto de Natal”. Este último ganhou roupagem diferente unindo uma mensagem secular com reflexões contempo¬râneas, mostrando o quanto o grupo está se consolidando.

Para a estudante Jessika Cardoso (3º período do curso de Enfermagem), que participa pela primeira vez de um Grupo de Teatro, esta é uma oportunidade de importante cresci¬mento pessoal. “Nunca pensei que iria encontrar um grupo de Teatro aqui na Faculdade. Sempre tive vontade de fazer algo que trabalhasse o meu pânico de falar em público e o grupo me recebeu muito bem e me ajudou a superar esse medo. Fiquei bastante feliz com minha estreia e foi uma honra estrear ao lado até de professores, como é o caso da professora Ana Cecília”, relata Jessika, reforçando que o GTA é uma iniciativa que envolve não apenas estudantes, mas professores e funcionários da Instituição.

Diante de tanto crescimento, o coordenador do grupo planeja muitas novidades para o ano de 2012. “O nosso objetivo é despertar e resgatar a cultura Nordestina e com isso procu¬rar formar um grupo forte de Teatro na Faculdade. Pessoal¬mente, sempre é uma satisfação apresentar um espetáculo, faço o que gosto e gosto muito do teatro”, argumenta o professor Leal.

Para aqueles que desejam ingressar no GTA é só se di¬rigir à Sede das Diretorias da Faculdade Asces, sempre às quintas-feiras, às 19h, para a inscrição.

Atualmente, o GTA conta com a participação dos seguintes membros: Professora Ana Cecília e os estudantes Claudio Roberto Pereira, Dane Kelle Tonnia da Silva, Daniela Cavalcanti, Etiene Maria da Silva, Hilton Boenus Aires, Jéssica Priscila Cardoso, Jéssica Roberta Costa, Lais Mirelle, Lisley Pereira, Marcella Oliveira, Michelle Ingrid Silva, Pedro Varjão, Raquel Lima, Sarah Silva e Wilmara Silva.

Com informações da Revista Asces em foco, acesse.