O mês de setembro marca as comemorações do Dia do Administrador e para celebrar a data, a Faculdade Asces, pioneira na implantação do curso de Administração Pública e do Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM) no Estado, promoverá a primeira edição do Simpósio de Administração Pública. O evento traz como tema: “O Desafio ao Gestor Municipal: Atender as demandas da sociedade e aos órgãos de controle estatal e social”. Será realizado na próxima sexta-feira (02/09), no auditório da Instituição. Outras informações no site www.asces.edu.br/simposioadm2011 ou no telefone (81) 2103.2069.

A programação discutirá a implementação de políticas públicas com aplicações práticas e de impacto realmente tangível para a sociedade, bem como da inserção dos mecanismos e órgãos de controle estatal e social, diretamente envolvidos com o acompanhamento das ações de gestão nos municípios.

Nomes como o do Senador Humberto Costa, do Ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro Filho e do Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Antônio Dourado, estão confirmados para proferirem palestras durante a programação. Os temas que serão abordados são: “A reforma política e o controle de contas públicas”, “As contas públicas municipais”, “O controle social como instrumento de fortalecimento da sociedade civil brasileira” e “A responsabilidade sanitária dos gestores no âmbito do sistema único de saúde”.

08h30 – Abertura da Feira de Livros

09h30 – 13h00 – Abertura do Simpósio de Administração Pública da Faculdade Asces

Palestra: “A REFORMA POLÍTICA E O CONTROLE DE CONTAS PÚBLICAS”

– Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro

Palestra: “AS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS”

– Presidente da AMUPE/Associação Municipalista de Pernambuco e Prefeito de Lajedo Antônio João Dourado

18h00 – 21h30 – Mesa Redonda sobre Controle Social

“O CONTROLE SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA”

Participantes:

– Representante do Observatório Social do Brasil
– Representante do Portal da Transparência
– Representante da CGU/Controladoria Geral da União – PE.
Mediador: Prof. Paulo Muniz
Palestra: “A RESPONSABILIDADE SANITÁRIA DOS GESTORES NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE” Projeto de Lei nº 174, de 2011 – Senador Humberto Costa

Sobre o LPPM

Único na região a contar com um Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM), o curso de Administração Pública da Faculdade Asces já firmou convênio de cooperação técnica com o Consórcio Municipal do Agreste e da Mata Sul (Comagsul).

Para se ter uma proporção da contribuição do curso pioneiro no Estado de Pernambuco, o LPPM tem propiciado aos estudantes um contato e acompanhamento mais estreito do cotidiano da gestão pública municipal. Na cidade de Altinho, por exemplo, estudantes do curso têm participado sistematicamente das reuniões de acompanhamento da implantação do planejamento estratégico da cidade, permitindo-lhes identificar a importância desse instrumento de gestão, bem como o compartilhamento da dinâmica de sua implantação.

“No tocante às pesquisas para alimentação do Banco de Dados do LPPM, encontra-se em fase de finalização dos trabalhos iniciados nas cidades de Altinho, Brejo da Madre de Deus e Caruaru”, informou a coordenadora do curso, Wanda Medeiros. Segundo ela, está sendo feito o levantamento do perfil profissiográfico dos seus staffs de gestores, no nível de secretariado e diretorias, cujos resultados deverão se configurar como um valioso subsídio de gestão para análise de formação de equipes dos prefeitos envolvidos.