Os estudantes de Direito interessados em estagiar no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) poderão fazer a inscrição para a seleção do Programa de Estágio em Direito do MPPE até o dia 30 de agosto. Ao todo estão disponíveis 210 vagas, sendo 104 para a Capital, 59 para a Região Metropolitana do Recife e o restante para o interior do Estado. A seleção só é valida para alunos que estejam cursando do 5º ao 9º período, ou do 3º ao 5º ano do curso de Direito, em instituições de ensino superior oficial ou reconhecida pelo Ministério da Educação. As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, através do site www.sismeta.com.br.

Os candidatos aprovados no concurso e convocados pela Procuradoria Geral de Justiça atuarão no MPPE durante um prazo de um ano, improrrogável. A carga horária é de 20 horas semanais, com direito a bolsa no valor de um salário mínimo. São atribuições dos estagiários: auxiliar os membros do MPPE com exame de processos e digitação de peças jurídicas, realizar pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais, controlar o recebimento e a devolução de documentos, assistir aos membros da instituição nas audiências e sessões em que estes participem, além de exercer outras atividades correlatas.

Para inscrever-se o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 28 por meio de ficha de compensação aceita em toda a rede bancária. O boleto pode ser extraído através do site da Sismeta a partir das 9h do dia 1º de agosto, até o dia 31. O pagamento da taxa emitido no último dia de inscrição deverá ser efetuado, impreterivelmente, até o dia 1º de setembro, sob pena de exclusão automática da seleção pública.

No ato de inscrição, os candidatos deverão optar pelas vagas de apenas uma localidade de estágio. As provas serão realizadas no Recife Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.