No sábado (20) de agosto, o Projeto de Extensão Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, do curso de Odontologia da Faculdade Asces, realiza mais uma ação de diagnóstico e tratamento de lesões de boca no município de Bom Jardim, Agreste pernambucano.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Uoston Holder, esta será mais uma campanha que o Asa Branca realiza para combater o avanço das doenças de boca no Estado. “A cidade tem em torno de 30mil habitantes, nossa previsão é que em um dia possamos realizar 3mil atendimentos em crianças, adultos e idosos da zona urbana e rural do município”, comenta o professor Holder.

Professores, funcionários da Faculdade e 50 estudantes do curso de Odontologia entre o 4º e 10º períodos, estarão participando do evento, que tem o apoio da Prefeitura de Bom Jardim através da Secretaria de Saúde. O professor ainda explica que os casos que precisarem de tratamento complexo, serão encaminhados às Clínicas de Odontologia da Faculdade Asces, em Caruaru/PE.

Dados do Projeto Asa Branca:

Idealizado pelo professor Uoston Holder em 2001, o projeto foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 2005, com a visita do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.  Até 2011 o projeto já realizou mais de 160mil exames, sendo mais de 130mil em adultos e mais de 27mil em crianças. Foram diagnosticadas mais de 26mil lesões em pacientes adultos e mais de 1mil em pacientes crianças.

Com a ação em Bom jardim serão 50 municípios visitados, em 79 campanhas realizadas, distribuídas na Zona da Mata Sul E Norte, região do Agreste e Sertão Pernambucano, visita no Sertão da Paraíba e um no Alto Sertão Sergipano, no município de Canindé de São Francisco.