A Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe, Aeso – Barros Melo e Universidade Salgado de Oliveira – Universo terão a quantidade de vagas para a graduação limitadas por medida cautelar aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) com base no resultado do indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No geral, os cortes variaram  entre 15% e 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. Também está publicada hoje a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de direito, totalizando 4,2 mil vagas. Há cerca de um ano, o MEC não autorizava a abertura de nenhum curso na área.

» Veja lista completa de universidades. Clique aqui.

Das 200 vagas anuais, a Facipe só poderá disponibilizar 140. Já a Aeso ficará com apenas 180 vagas de suas 300 e a Universo sofreu redução de 50%, perdendo 400 de suas 800 vagas para o curso.

Esse é o primeiro ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, criada recentemente. Antes, essa tarefa era compartilhada por diferentes setores do ministério, principalmente pela Secretaria de Ensino Superior.

A reportagem do NE10 entrou em contato com as instituições, mas ainda não obteve resposta sobre o caso. A assessoria de imprensa da Aeso-Barros Melo comprometeu-se de enviar uma nota nesta tarde, já a Universo e Facipe ficaram de se pronunciar apenas na próxima semana.

Fonte: NE10