Das seis equipes selecionadas para disputar a última etapa, quatro são pernambucanas. Duas do Centro de Informática da UFPE, TechUP e Proativa Team; e duas do Centro de Inovação da Microsoft (MIC-Etepam), a Level Up Team, e Embedded Brain. A final vai acontecer na próxima quarta feira (04.05), em Curitiba. Duas equipes vão concorrer nas categorias de software design (Level UP e TechUP) e duas, na categoria sistemas embarcados (Proativa e Embedded Brain). O vencedor da competição vai fazer as malas e ir para Nova York, para a etapa internacional.

Veterano na competição, está o mentor da equipe TechUP, Daniel Ferreira. “Ano passado ficamos em segundo lugar na etapa internacional da Imagine Cup, mas eu era de outra equipe, a Uptiva Dreams It. Minha equipe é estreante na copa da computação, portanto estamos muito orgulhosos com o resultado e a expectativa está a mil”, explica. Além de Ferreira, participam da equipe Ivamácio Magalhães e Marcelo Gonçalves (ambos da Faculdade Maurício de Nassau), João Carlos (Unibratec) e André Muniz (Senac). A TechUP vai apresentar o Twater. “Nossa proposta é apresentar um software que economize água”, diz.

Novatos no ano passado, com o segundo lugar da etapa nacional da competição, está a Level Up Team. Este ano, a equipe volta com mais experiência e muitas expectativas para a final. “Sabemos o que devemos destacar nas apresentações e estamos mais confiantes. A expectativa é grande, mas vamos dar o nosso melhor”, comenta Adailson Ferreira. Também fazem parte da equipe Gabriel Magalhães (Faculdade Mauricio de Nassau) e Júlio Mendonça (Faculdade Guararapes).

Com nome renomado na maior competição de informática está a Proativa Team. A equipe já foi campeã de etapas nacionais e internacionais da Imagine Cup. "Nós vamos apresentar o Pro-Energy. Queremos garantir a sustentabilidade na produção e no consumo de energia. Apesar de termos vencido a etapa nacional outras vezes, sempre ficamos ansiosos e a expectativa é muito alta", conta Lucas Melo. A outra equipe que não é de Pernambuco e também irá concorrer na categoria sistemas embarcados é a Vesun, formada por curitibanos.

Fonte: Redação do Diario de Pernambuco