O Brasil encerrou o mês de fevereiro com mais de 207 milhões de acessos móveis de telefonia celular, de acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira (28). O resultado mostra uma expansão de 2,4 milhões de linhas no mês, já que, ao final de janeiro, haviam  mais de 205 milhões de telefones celulares.

Esta foi a maior expansão registrada em fevereiro desde o ano 2000, destacou a Anatel.

A quantidade de celulares cresceu tanto que há 106,91 acessos para cada grupo de cem habitantes – ou seja, há mais de um celular para cada brasileiro. Em janeiro, eram 105,74 celulares para cada grupo de 100 habitantes.

As unidades da Federação que efetivamente concentraram mais de um celular por habitante ao final de fevereiro foram Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Minas Gerais e Sergipe.

Pré-pago é opção preferida

A Anatel destaca que, considerando o acumulado do primeiro bimestre de 2011, foram realizadas 4,6 milhões de novas habilitações no Serviço Móvel Pessoal (SMP). Segundo a agência, o número absoluto de novas habilitações nos dois primeiros meses de 2011 é o maior nos últimos 11 anos. O segundo lugar, neste ranking, ficou para o primeiro bimestre de 2008, quando foram habilitados 3,1 milhões de novos celulares no período. Em janeiro e fevereiro do ano passado, por exemplo, a quantidade foi bem menor, com 2,8 milhões de novos acessos.

Quanto à forma de pagamento, os pré-pagos são a principal opção dos brasileiros, respondendo por 82,23% dos acessos (mais de 170 milhões de celulares). Os pós-pagos representam 17,77% do mercado (mais de 36 milhões de acessos).

Na divisão do mercado por operadoras, a Vivo tem o primeiro lugar, com 61,3 milhões de acessos (ou 29,55% do total). Em segundo lugar ficou a Claro, com 52,8 milhões de celulares (25,47%). A TIM ficou em terceiro lugar, com 52,2 milhões de acessos (25,16%) e a Oi conquistou o quarto lugar, com 40,4 milhões de celulares (19,47%). CTBC, Sercomtel e Unicel também são citadas, mas juntas não alcançam 1% do mercado.

Fonte: Da Redação do G1