A Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede na capital dos Estados Unidos, Washington, convidou pela segunda vez, o professor e Cientista Político da Faculdade Asces, Vanuccio Pimentel, para participar como observador internacional das eleições municipais em um País da América Latina.

A missão será nas eleições municipais do Paraguai que acontecerão no dia 07 de novembro e a observação da OEA estará no País entre os dias 03 e 09. O Paraguai rejeitou o uso de urnas eletrônicas brasileiras que foram utilizadas em eleições anteriores, com o apoio técnico da OEA, dessa forma o processo eleitoral será com cédulas manuais nos 237 municípios paraguaios e mais de 3 milhões de eleitores estarão habilitados a votar. 

De acordo como o professor Vanuccio, essa vai ser uma das mais complicadas missões eleitorais na America Latina. “A maioria dos observadores irão para as cidades pequenas, onde as eleições municipais são bastante conturbadas e a possibilidade de conflitos é bem maior, além de uma infraestrutura precária, devida as condições do lugar”, explica o professor.

A OEA em parceria com a Justiça Eleitoral daquele País tem a responsabilidade de garantir que os direitos democráticos sejam respeitados e que o processo eleitoral ocorra na mais perfeita ordem e segurança. No final do processo de eleição, cada observador emite um relatório apontando os principais problemas ocorridos no pleito e a OEA propõe alternativas para melhorias e avanços no processo eleitoral.

O professor Vanuccio Pimentel, teve contato com a OEA, após participar do Congresso Internacional de Ciências Políticas no Chile, quando enviou seu currículo para o banco de dados da organização e foi chamado para participar de sua primeira missão como observador internacional, em julho de 2009, nas eleições presidenciais da Bolívia.

“A experiência na Bolívia me valeu para ser convidado novamente, é importante como cientista político e professor, poder contribuir para o processo de construção política da América Latina”, comenta Vanuccio.