Pela primeira vez no município dos índios da tribo Fulni-ô, uma das etnias que mais mantém suas raízes culturais no país, a cidade de Águas Belas, à aproximadamente 180 Km de Caruaru, recebeu o Projeto Águas do Agreste, projeto de extensão do curso de Biomedicina, com participação de estudantes do curso de Odontologia, da Faculdade Asces, que analisam a qualidade da água consumida nas escolas públicas dos municípios.

Nas visitas são realizadas ações sócio-educacionais onde 34 estudantes dos cursos de Biomedicina e Odontologia, analisaram e prestaram orientações sobre a potabilidade da água consumida em cinco escolas do município. "Essa foi a cidade mais longe que o projeto já foi. É gratificante vê que chegamos até lá e que podemos ir além. Nossos resultados tem sido bastante positivos tanto na propagação do conhecimento como na formação de nossos estudantes", Relata o idealizador e coordenador do Projeto Professor Agenor Jácome.

Na ocasião foram captadas imagens e depoimentos para o documentário sobre o Projeto Águas do Agreste, que está sendo produzido pela Assessoria de Comunicação da Faculdade Asces. O documentário será exibido na festa de lançamento do primeiro CD do projeto “A água”, no dia 28 de outubro de 2010.

Os estudantes das escolas visitadas, também tiveram uma ideia de como será a nova versão da peça de Teatro produzida pelo projeto, com estreia prevista para o dia 29 de outubro dentro do II Festival da Criança Asces. "A cada dia o projeto agrega indivíduos mais talentosos. Estamos em constante progresso nas áreas de expressão corporal, música e Teatro. A estreia promete!", comenta entusiasmado o professor Jácome.

O Projeto Águas do Agreste:

Iniciado em março de 2008 com o intuito de trazer para a região Agreste a idéia de um projeto de extensão que focasse na qualidade da água, uma vez que , em 1996, a cidade de Caruaru foi vítima de uma das maiores tragédias envolvendo pacientes renais que foram contaminados por uma toxina presente na água utilizada para hemodiálise.

A partir da experiência do Professor Agenor Jácome no projeto de extensão intitulado “Análises Bacteriológicas de Águas Provenientes de Creches, Asilos e Poços Artesianos situados próximos ao Campus da UFPE”, ocorrido no período de maio/2003 a março/2004 em Recife-PE, o Projeto Águas do Agreste começou a ser desenvolvido no Laboratório de Análise de Água e Bromatologia localizado no Campus da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), com o auxílio de 11 alunos voluntários do curso de Biomedicina da Asces.

Até a presente data, o projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças em 24 cidades do Agreste Pernambucano, totalizando 93 escolas.