Caruaru será palco, a partir do próximo sábado, da 31ª edição do Festival Internacional de Folclore (Fifolc). O evento é promovido pelo Centro Cultural Popular Luisa Maciel e será realizado na antiga Estação Ferroviária, onde hoje funciona o Polo Cultural da Cidade. Trinta e dois grupos de quatro países vão se apresentar gratuitamente para a população. Na programação também estão previstas a 5ª Feira de Negócios do Artesanato de Pernambuco e do 4° Fórum Jovem International Council of Organizations of Folklore Festivals and Folk Arts (Cioff) Mundial 2010, que será realizado pela primeira vez no Brasil.

Grupos de dança da Itália, do Canadá e da Venezuela vão se apresentar no evento, além de cinco estados brasileiros: Ceará, São Luiz, Alagoas, Paraíba e Rio Grande Norte. Artesãos nacionais e internacionais também estarão presentes. “O festival têm um papel importante no fortalecimento da economia e da cultura no Estado de Pernambuco”, enfatizou a diretora executiva do evento, Socorro Maciel, que também é presidente da Cioff Brasil.

Na próxima segunda-feira, os alunos de pré-escola ao 7° ano das escolas municipais Adelino Alves da Silva, Sinhazinha, Josélia Florêncio e Pedro de Souza vão entrar no clima vivenciar o folclore com apresentações de bumba-meu-boi, brincadeiras de roda e outros grupos de dança, além de oficinas de turismo do Projeto Pernambuco Conhece Pernambuco.

Pernambuco terá representantes de Recife, Jaboatão do Guararapes, Bonito, Agrestina, Sertânia, Caruaru, Gravatá Moreno e Bezerros. Só da Capital do Forró serão dez grupos, entre eles o Balé Popular Aveloz e a Cia Flor de Macambira. A programação, que pode ser conferida no site www.festivaldecaruaru.com, segue até o dia 28 de agosto

Fonte: redação da Folha de Pernambuco