De 28 a 31 de julho, a cidade de Triunfo recebe o Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú, durante a 52ª Festa do Estudante. A terra dos Caretas, que possui diversos atrativos como o friozinho da serra, as belezas naturais, arquitetura e gastronomia peculiar, será tomada por uma intensa programação cultural. Artistas dos 17 municípios que compõem a região do Pajeú terão oportunidade de mostrar os seus trabalhos, trocar conhecimentos e conhecer as produções de outras localidades do estado e do país.

Quem estiver em Triunfo, neste período, terá acesso a oficinas de capacitação, Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, seletiva de bandas do projeto itinerante Observa e Toca, além de shows com artistas locais e nacionais, cortejos de grupos de cultura popular e espetáculos de dança e teatro. E, entre os dias 02 e 07 de agosto, a cidade ainda terá o seu 3º Festival de Cinema. O que faz de Triunfo uma ótima opção para o turismo cultural durante o inverno e o finalzinho das férias de julho.

Esta é a quarta etapa de 2010 do Festival Pernambuco Nação Cultural, idealizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que já passou por Goiana, São José do Belmonte e Garanhuns. O Festival faz parte da política de interiorização do Governo do Estado, que tem por objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco, aproximando as regiões e proporcionando o desenvolvimento sustentável.

DESAFIO DE CANTADORES – No dia 28, quem abre a programação da festividade é o Desafio Nordestino de Poetas Cantadores, que chaga a sua quarta etapa em 2010. A primeira aconteceu em Goiana, na Mata Norte, e reuniu cinco duplas do Grupo A. A segunda aconteceu em São José do Belmonte, no Sertão Central, com cinco duplas do Grupo B. A terceira foi sediada pela cidade de Garanhuns, durante o Festival de Inverno, com a segunda rodada das duplas do Grupo A. Agora é a vez dos pares do Grupo B voltarem ao palco: Valdir Teles (PE) e João Paraibano (PB); Daniel Olimpio (PE) e Zé Galdino (PE); Chico Diassis (RN) e Ismael Pereira (CE); Silvio Granjeiro (CE) e Francinaldo Oliveira (PE); e Antonio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). Os cantadores iniciam a peleja às 18h, no palco do Festival instalado na Praça Carolino Campos.

“O Desafio é um reconhecimento da importância da arte dos cantadores para a formação cultural nordestina e brasileira. É hoje a maior vitrine para os poetas cantadores”, diz Rogério Sobrinho, coordenador do evento, que congrega representantes de cindo Estados fortes em Cantoria.

Uma comissão julgadora, com vasta experiência em cantoria, ficará com a responsabilidade de eleger as melhores duplas da noite. Quem obtiver a melhor pontuação leva um prêmio de R$ 1 mil mais o cachê da apresentação. A noite conta ainda com a participação especial do declamador Dedé Monteiro (Tabira – PE).

Até dezembro, os grupos A e B percorrerão as cidades por onde o Festival passar. Durante as etapas, as duplas acumularão pontos. Das semifinais, sairão três duplas de cada grupo, que disputarão a grande final do Desafio.

OBSERVA E TOCA – Já no dia 29, a partir das 22h, tem a seletiva de bandas do Sertão do Pajeú, dentro do projeto Observa e Toca. A disputa será acirrada. De um lado, o representante de Triunfo, Ambrosino Martins, que mistura elementos regionais a música eletrônica e guitarras distorcidas. Do outro, a banda Kaêra, representante de Serra Talhada, que mostrará ao público o potencial do rock metal pernambucano.

A proposta do Observa e Toca é fazer com que os músicos da região divulguem seus trabalhos e com que os pernambucanos percebam as novidades e produções musicais que acontecem no estado. Uma comissão julgadora selecionará uma banda para se apresentar em outras etapas do Festival. Ao final do ano, os três grupos mais bem pontuados em 2010 terão direito à gravação de um DVD.

PALCO – De 28 a 31 de julho, a noite triunfense será aquecida com shows de atrações locais e nacionais no Palco Pernambuco Nação Cultural, localizado na Praça Carolino Campos. No primeiro dia, a partir das 18h, o público confere o Desafio Nordestino de Poetas Cantadores e shows de Reginaldo Rossi (PE), Banda Magnificos (Monteiro-PB) e Bia Monteiro (São José do Egito – PE).

No dia 29, a partir das 22h, além da seletiva de bandas do Observa e Toca, o público terá a oportunidade de conferir um dos maiores ícones da jovem guarda e do rock and roll brasileiro, o tremendão Erasmo Carlos (RJ). No mesmo dia, apresentam-se ainda a Orquestra Edição Extra e Genecy (Triunfo -PE).

No dia 30, a partir das 21h, sobem ao palco Ambrosino Martins (Triunfo-PE) e Nelson Triunfo (SP), Fábio e Nando (Serra Talhada -PE) e Nós 4 (Recife-PE), além da atração mais esperada da noite, o cantor Nando Reis (RJ), que presenteará o público com os seus maiores sucessos. No dia 31, a partir 21h, Triunfo conhecerá os vencedores do projeto itinerante Observa e Toca do Agreste Meridional: Valéria Cavalcanti (Garanhuns-PE) e Erva Nativa (Jupi – PE). No mesmo dia se apresentam Templários e Fabricio Ramos (Triunfo – PE) e, fechando a noite, Alceu Valença (PE) e Geraldinho Lins (PE).

ARTES CÊNICAS – No dia 30, no Theatro Cinema Guarany, os admiradores de teatro e dança terão oportunidade de assistir aos espetáculos Miséria, mas será o Binidito?, do Grupo Teatral Lótus e Percussão, e Belezas do Meu Pernambuco, da Cia. Expressart de Dança. O primeiro está marcado para as 16h e o segundo tem início às 19h. As duas equipes, que ressaltam temas ligados a cultura pernambucana, são da cidade de Triunfo e foram finalistas da seletiva de artes cênicas realizada no Sertão do Pajeú, no início de julho.

CORTEJOS – No dia 31, as ruas de Triunfo serão tomadas por grupos de cultura popular com muito frevo e maracatu. Quem estiver pela cidade, vai poder matar a saudade do carnaval. Participam do cortejo a Orquestra Curica (Goiana-PE), o grupo Maracambuco (Recife-PE), Caretas de Triunfo e Maracatu Nação Serra Alta do Pajeú (Triunfo-PE). A concentração está marcada para as 16h, na Praça Carolino Campos.

OFICINAS – Durante a Festa do Estudante, de 28 a 31 de julho, acontecem as oficinas institucionais e de formação cidadã. E, de 03 a 07 de agosto, durante o 3º Festival de Cinema de Triunfo, acontecem as oficinas de linguagens. Trata-se um aprofundamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundarpe para atender as demandas das diferentes regiões do Estado. As oficinas acontecerão no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris. As inscrições serão feitas no local, a partir de amanhã (27), no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Basta levar carteira de identidade e o CPF.

As oficinas institucionais terão os seguintes temas: Educação Patrimonial; Edital Patrimônio Vivo; Elaboração de Projetos; e Funcultura. As oficinas desta vertente têm o objetivo de instruir artistas e organizações sobre a utilização e conservação do patrimônio e orientá-los sobre o processo de inscrição de editais e elaboração de projetos tanto para o Funcultura quanto para outros fins.

As oficinas de Formação Cidadã colocarão em discussão temas sócio-educativos retratados mundialmente. A questão da desconstrução do preconceito, do direito a diversidade social, cultural, racial e sexual serão abordados nesta vertente, que colocará as manifestações culturais como fator de importância para a condução dos temas e formação do cidadão. Estas oficinas terão os seguintes temas: Cultura, Direito e Diversidade; e Animação Cultural.

As oficinas de linguagens vêm atender a demanda cultural da região por capacitações nas áreas de arte e audiovisual. A Federação Pernambucana de Cineclubismo e o artista visual Lourival Cuquinha ficarão responsáveis por conduzir as oficinas. Serão abordados os seguintes temas: Cineclubismo; e Situação Arte com Mundo Engolido.