Na sua 6º edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científico para estudantes de graduação, graduados, especialistas, estudantes de mestrado, mestres e estudantes de doutorado.

Instituído em 2005, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero integra o Programa Mulher e Ciência, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gêneros, mulheres e feminismo no País, e de promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Cada categoria terá uma especificidade para enviar seus trabalhos:

Estudante do Ensino Médio
– As redações devem ser inscritas com um tamanho mínimo de duas páginas e máximo de quatro páginas (entre 1000 e 1500 palavras);

Escola Promotora da Igualdade de Gênero – Devem ser inscritos relatos de projetos e ações pedagógicas, com no mínimo 10 páginas e máximo de 15. Os trabalhos deverão abordar experiências da escola no campo da promoção da igualdade de gênero e do enfrentamento a todas as formas de discriminação: sexual, racial, étnica, por orientação sexual, enfatizando a gestão democrática da escola e do ambiente escolar, bem como a comprovação de sua implementação.

Estudantes de Graduação – Artigo científico com no máximo 15 páginas;

Graduação, Especialista e Estudante de Mestrado – Artigo científico com no máximo 20 páginas;

Mestre e Estudante de Doutorado
– Artigo científico com no máximo 30 páginas.

As premiações serão divididas por categorias e vai desde dinheiro (de 5 a 10 mil reais), até laptop, impressora, computador, bolsa de iniciação científica, bolsa de mestrado e doutorado no País. Não serão aceitos planos de trabalhos, projetos de pesquisas e trabalhos incompletos, com resultados parciais e redações manuscritas. Informações e inscrições devem ser efetuadas por meio de endereço eletrônico www.igualdadedegenero.cnpq.br.