O Projeto Segurança e Saúde do Trabalhador, comandado pelas unidades temáticas de Vivências Comunitárias 2 e de Saúde do Trabalhador do Curso de Enfermagem, apresentará o resultado de uma pesquisa inédita de título homônimo, na segunda-feira (31/05). Os estudantes e professores divulgarão os dados coletados em diferenciados setores profissionais e utilizarão mapas de riscos de acidentes, murais e folderes explicativos sobre os cuidados que devem ser tomados preventivamente para a saúde do trabalhador.

Cerca de 50 universitários participaram da coleta das informações que levou todo o segundo semestre de 2009 e, neste ano de 2010, o objetivo será apresentar aos profissionais da Asces os dados, promover intervenções e orientações para sensibilizar os trabalhadores, além de evidenciar a importância do trabalho preventivo. “A finalidade do trabalho é investir no exercício da iniciação à pesquisa em que tenta-se compreender o problema e, depois, sugerir alternativas de melhorias e, principalmente, prevenção”, explicou uma das coordenadoras do projeto, a enfermeira Ladjane Araújo. As professoras Evanísia Góes, Lidiane Marinho e Raquel Bezerra também participam comandando o grupo do Projeto “Saúde do Trabalhador”.

As principais questões avaliadas pelos pesquisadores/estudantes estão relacionadas às questões de ergonomia (postura), uso de equipamentos de segurança etc. A meta é desmistificar o pensamento que perdurou por muito tempo de que a segurança do trabalho estava relacionada, apenas, ao uso de botas, cintos de seguranças, luvas, roupas especiais e uma série de outros equipamentos de proteção individual contra acidentes. Mas, com a evolução tecnológica e a criação de novas atividades profissionais, outros riscos à elas relacionadas foram surgindo.

Muitos desses novos riscos são pouco ou nada conhecidos, por isso a pesquisa busca reunir dados atualizados, sugerir mudanças de hábitos preventivos e uma melhor qualidade de vida tanto para o funcionário, como evitando o afastamento dos funcionários de suas funções, tendo em vista problemas de saúde.

Durante a pesquisa, foram avaliados os seguintes setores da Faculdade Asces: Restaurantes, Xerox, Vigilância, Limpeza, Pedagógico, Biblioteca, Clínicas e Administrativos. Este mesmo projeto já visitou Padarias, Postos de Gasolina e a Feira de Artesanato, em Caruaru, desenvolvendo o mesmo levantamento.