Pernambuco inicia o combate a um perigo que corre discreto por corredores de academia de ginástica e outros locais de prática de esporte: o uso irregular de anabolizantes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), lança o “Programa de Combate ao Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes em Pernambuco“, nesta quarta-feira (26), às 13h30.

O lançamento acontece durante o seminário “O Comércio e Uso Irregular dos Anabolizantes para a Saúde Pública”, que será realizado no Auditório Jaime Scherb, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro.

No seminário, instituições parceiras da SES debaterão questões médicas e legais ligadas ao tema e que serão colocadas em prática durante a execução do plano. Participam do seminário representantes do Conselho Regional de Educação Física (CREF 12 PE/AL), da Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente e da Vara Regional da Criança e Juventude e do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox / PE).

O plano prevê a identificação de academias de ginástica onde estejam sendo comercializados anabolizantes de forma irregular; ações de fiscalização sanitária nas academias de ginástica, especificamente quanto à venda de anabolizantes; além da adoção de medidas legais contra envolvidos no comércio irregular desses produtos. Um dos pontos do plano é o esclarecimento da população, principalmente dos jovens, sobre os efeitos danosos do uso de anabolizantes.

Caruaru

A Vigilância Sanitária interditou quatro academias de ginástica no município de Caruaru, no Agreste do estado, ontem pela manhã. Segundo os fiscais que estiveram nos estabelecimentos, várias irregularidades foram encontradas. Entre elas, a ausência da licença de funcionamento (que é dada pela Vigilância Sanitária), instrutores sem registro no Conselho de Educação Física e, ainda, a falta de um responsável técnico habilitado na profissão. O trabalho de fiscalização continua até amanhã. A meta da Vigilância Sanitária é vistoriar as cerca de 38 academias existentes na cidade. Os nomes dos locais interditados ontem não foram divulgados pelo órgão.

ANABOLIZANTES

São substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de características masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

O anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos, como o hipogonadismo (problema no sistema reprodutor que resulta na diminuição da função dos testículos). O uso incorreto de anabolizantes pode ter como efeitos problemas de saúde sérios e até irreversíveis.

Alguns desses efeitos mais perigosos incluem dano ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom).

Nos homens, pode acontecer diminuição dos testículos, redução da quantidade de esperma, infertilidade, calvície, desenvolvimento de seios, elevação no risco de câncer de próstata. Nas mulheres, são observados crescimento de pêlo facial, calvície de padrão masculino, alteração ou interrupção do ciclo menstrual, crescimento do clitóris e voz grossa.