Em 11 de maio de 1959, Caruaru era o palco para a implantação dos primeiros cursos de Direito e de Odontologia do interior de todo o Norte e Nordeste do País. Desde então, a dinâmica da gestão foi transformando a Associação Caruaruense de Ensino Superior na também pioneira mantenedora de uma das mais atuantes Instituições, a Faculdade Asces.

Atualmente, são 11 cursos de graduação em nível superior e cerca de 20 em pós graduações nas áreas de humanas e de saúde. Histórias que se confundem com o próprio desenvolvimento da região e que foram possíveis graças ao pensamento visionário do seu idealizador: Dr. Tabosa de Almeida. Para celebrar a data, a Instituição fará o tradicional corte do bolo nos três turnos de aulas, no pátio principal da Sede, às 9h30min, 15h e 20h. Além disso, as coordenações dos cursos continuam com as programações dos seus projetos de extensão juntamente com a comunidade, realizando os seus trabalhos extramuros.

A celebração de convênios, entre eles o do Tribunal de Justiça de Pernambuco, com o Mutirão de Justiça e com o Programa de Voluntariado, são importantes marcos neste mês para a Asces, afinal, são projetos pioneiros que ampliarão a atuação dos estudantes da área jurídica.

Também fazendo parte das celebrações dos 51 anos, o curso de Serviço Social promoveu, conjuntamente com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), uma série de atividades na segunda (10), para marcar a Semana do Assistente Social. Já a coordenação de Administração Pública trouxe o ex Ministro da Saúde, Humberto Costa, para exposição sobre a gestão na área da saúde e os aspectos das relações entre os três poderes.

Para os novatos do curso de Relações Internacionais, foram lançados novos Editais para seleção de estudantes e de professores para intercâmbio, com universidades da Europa. E na área da Engenharia Ambiental, convênios serão celebrados para intensificar os estudos nesta área na região.

Arte
O projeto “Arte na Asces” continua em cartaz até o final deste mês. O espaço é dedicado a um artista regional para exposição de suas obras aos estudantes e comunidade em geral, nas instalações da Biblioteca do Campus Universitário Tabosa de Almeida. O artista plástico Josélito Vasconcelos está participando com pinturas a óleo com textura, em tinta acrílica e material orgânico, preferindo a execução de telas em grande formato. Para a exposição, o artista escolheu sete obras que retratam a vida do sertanejo e a cultura de nossa região.