O prêmio mais importante da Medicina foi concedido a dois americanos, Mario Capecchi e Oliver Smithies, e um britânico, Martin Evans, por seus trabalhos sobre a criação de ratos transgênicos, que abriu um novo horizonte para as pesquisas de doenças como o Alzheimer e o câncer.

O Nobel de Medicina de 2007 destacou a manipulação genética de células-tronco embrionárias de ratos. "As descobertas se aplicam atualmente em quase todos os campos da biomedicina, desde a pesquisa fundamental ao desenvolvimento de novas terapias", acrescenta o texto divulgado pelo comitê de cientistas para a escolha do Nobel.

O trabalho dos três cientistas possibilitou o desenvolvimento de uma técnica de modificação de genes conhecida como "nocaute" de genes, ou seja, sua neutralização.

Entre as descobertas, os ratos geneticamente modificados representam modelos  excepcionais que permitem estudar as bases de doenças que vão desde o mal de Alzheimer ao câncer, assim como a resposta a novos medicamentos.

Até o momento foram isolados mais de 10.000 genes de rato, aproximadamente metade dos que compõem o genoma dos mamíferos.

Os anúncios dos outros prêmios Nobel continuam. O prêmio Nobel de Física será anunciado na terça-feira e o de Química na quarta-feira. Em seguida virão o de Literatura quinta-feira, o da Paz na sexta-feira e o de Economia na próxima segunda-feira.

Os prêmios serão entregues oficialmente em cerimônias nas cidades de Estocolmo e Oslo no dia 10 dezembro.

Os vencedores receberão das mãos do rei Carl Gustav da Suécia uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1,52 milhão de dólares), que pode ser dividido entre três pessoas em cada categoria.

Algumas informações sobre os ganhadores:
MARIO CAPPECCHI:
– Nasceu em 1937, na Itália, e é cidadão norte-americano. Bacharelou-se em Química e Física no Antioch College em 1961 e recebeu o doutorado em Biofísica por Harvard em 1967.
– Capecchi é mais conhecido por seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de ‘alvos genéticos’ em células-tronco embrionárias de ratos. Essa tecnologia permite que os cientistas criem ratos com mutações em qualquer gene desejado.

MARTIN EVANS:
– Nasceu em 1941, na Grã-Bretanha. Após formar-se na Universidade de Cambridge (1963), obteve seu doutorado pelo University College, de Londres.
– Em 1978, voltou a Cambridge, onde descobriu as células-tronco embrionárias em ratos, com seu colaborador Matthew Kaufman, em 1981.

OLIVER SMITHIES:
– Nasceu em 1925, em Halifax, Grã-Bretanha, e também tem cidadania norte-americana. Estudou Medicina e Bioquímica em Oxford. Em 1951, transferiu-se para a Universidade de Wisconsin (EUA).
– Entre 1953 e 60, trabalhou no Laboratório de Pesquisas Médicas Connaught, da Universidade de Toronto (Canadá), e depois voltou a Wisconsin, onde lecionou Genética e Genética Médica. Desde 1988, trabalha na Universidade da Carolina do Norte.