Quixotinadas cruzaventuras sertanholas, da Companhia de Eventos Lionarte (Limoeiro), Brincantes do boi estrelado, da Companhia de Produções Artísticas Prazeres Barbosa e Deus danado, do Grupo de Teatro Arte em Cena (ambos de Caruaru) foram as três peças do Agreste do Estado contempladas com R$ 20 mil cada para a montagem dos espetáculos.

Ao total, o Estado de Pernambuco ficou com 13 contemplações no que é considerado o maior prêmio de artes cênicas do País. O Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, recebeu 1.067 inscrições e pretende distribuir R$ 7 milhões para 166 espetáculos em 2007. Oferecido pelo Ministério da Cultura, o objetivo das premiações é apoiar financeiramente a produção de grupos independentes de Teatro e de Dança, de forma a consolidar companhias e grupos existentes no país.

As três encenações selecionadas apresentam suas tramas nas raízes da cultura sertaneja. Em Quixotinadas cruzaventuras sertanholas, o drama e a comédia se misturam juntos à Don Quixote em pleno Sertão ao lado de figuras históricas, como Lampião. Já a peça Brincantes do boi estrelado apresenta de forma harmoniosa os ciclos carnavalescos, natalinos e juninos e a peça tem a previsão de ser encenada em janeiro. O Grupo Arte em Cena que traz a peça Deus Danado quer mostrar a seca e problemas sociais familiares que normalmente se apresentam no cotidiano.