Suely Guimarães é natural de São José do Belmonte, em Pernambuco. Atualmente ela é a campeã paraolímpica no arremesso de disco. Em 2004, na Grécia, realizou um arremesso de 24,30 metros na terceira tentativa, confirmando o novo recorde da categoria F56 na modalidade.

Suely tem outras medalhas conquistadas em Paraolimpíadas: em 1992, foi ouro na Espanha e, em 1996, bronze, nos Estados Unidos. A atleta perdeu as duas pernas aos sete anos de idade, quando foi atropelada na calçada por um motorista bêbado.

"Se a gente não sonha a gente pára de viver", constuma dizer. É com essa garra que Suely estipula um novo objetivo para sua carreira: estipular o novo recorde de arremesso de disco nos Jogos Parapan-americanos desse ano, que acontecem em agosto próximo. “No disco você tem que somar altura, técnica, velocidade e arrancada. Se eu acertar o conjunto, faço uma boa marca”, afirma. Para conseguir este feito, Suely está determinada a perder 18 quilos para melhorar seus movimentos.

A presença da atleta paraolímpica em Caruaru acontece graças ao convite realizado pelo professor William Smethurst, da disciplina de Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados do curso de Educação Física. “Essa atleta é exemplo de superação e de profissionalismo. Sem dúvida, é um dos mais brilhantes exemplos de superação esportiva do Brasil", afirma o docente. A palestra, seguida de demonstração de técnicas aconteceu na última segunda-feira, 25, no Campus Universitário Tabosa de Almeida, em Caruaru.