Faltando exatos 30 dias para o inicio dos Jogos Pan-Americanos 2007, a cidade do Rio de Janeiro prepara-se para receber mais de 500 mil desportistas e turistas vindos de todas as partes do Brasil e de mais de 40 países que vão participar da competição.

O produtor-executivo da festa, o americano Scott Givens, pediu ao público a comparecer com trajes brancos, dando às arquibancadas o mesmo efeito visual que marca a comemoração do Ano Novo na Praia de Copacabana.

A solicitação foi feita no primeiro ensaio geral aberto à Imprensa, que reuniu no gramado do estádio cerca de 650 voluntários que participarão da coreografia da celebração.
 
O Ministério do Turismo está providenciando a distribuição de cartilhas para os estrangeiros que desembarcarem no Rio com recomendações sobre alimentos vendidos nas ruas e por ambulantes em praias. A atenção está voltada para garantir o bem-estar dos visitantes.

A estimativa da Riotur é que a cidade receba entre 553 mil e 600 mil visitantes para o PAN, entre turistas e delegações. Cerca de 70% dos turistas são brasileiros. Entre os estrangeiros, a maior presença deve ser de americanos, que também têm a delegação mais numerosa depois da brasileira.

Até o momento, estão confirmados 687 atletas na delegação do Brasil, os Estados Unidos  vão comparecer com 624, o Canadá com 495, Cuba será representada com 482 atletas e o México com 461.  Pela estimativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), até 29 de Julho, 5.648 atletas de 42 países devem participar nas competições de 42 modalidades.

O show da abertura terá seis grandes momentos, divididos em atos 18 menores, mostrando um pouquinho do que é o Brasil com suas manifestações populares como o Boi-Bumbá, as festas juninas até o Carnaval. Toda esta festa para apresentar a diversidade da cultura brasileira. A cerimônia está prevista para ter duas horas e quarenta minutos de duração.