+55 (81) 2103.2000 Portal Acadêmico | Atendimento Online | Ouvidoria| Setores

Universidade Amiga da Criança e da Mulher

O Projeto Universidade Amiga da Criança e da Mulher, desde 2012, realiza ações com crianças de 0 a 6 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais envolvidos com o cuidado com crianças como berçaristas, auxiliares de berçário e professores. As ações são voltadas ao incentivo do aleitamento materno, alimentação saudável (gestante, puérpera e criança), conexão da gestante com seu filho através de atividades lúdicas (ultrassonografia natura, visualização), atividades psicomotora de estimulo ao desenvolvimento  infantil e treinamento ou atualização de profissionais que trabalham com crianças em berçário e escola. Além disso, são ofertadas consultas em aleitamento materno na sala de apoio à amamentação da Asces-Unita e campanhas para arrecadação de vidros com a finalidade de doação de leite no Banco de Leite Humano do Hospital Jesus Nazareno.

No semestre 2018.1 houve capacitação dos estudantes extensionistas a fim de que os mesmos pudessem desenvolver as atividades de Arte Gestacional. Além disso, houve a entrega de 208 vidros de café solúvel ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Jesus Nazareno para ajudar na doação de leite humano. O projeto Universidade Amiga da Criança e da Mulher desenvolveu ações rotineiras na Escola Viver e em creches municipais, espaço que percebe o projeto como ator fundamental para estimular o desenvolvimento das crianças ali presentes. Também houve a continuidade do fortalecimento de vínculo materno fetal através da realização das artes gestacionais, desta vez no ambiente da Asces Unita recebendo gestantes de Caruaru convidadas a partir das redes sociais.

A comunidade Asces continua sendo beneficiada com o projeto que tem uma sala de apoio à amamentação para acadêmicas e funcionárias. Esta sala fica aberta de segunda a sexta, durante os 3 turnos com a presença de pelo menos um extensionista do projeto para dar suporte às mães em processo de aleitamento materno na IES.

O projeto participou do féria no campus ofertando uma oficina de arte gestacional e realizando atividades estimulando desenvolvimento e criatividade no eixo infantil.

Monitores: 32
Público: 500

Docentes:
Raquel Bezerra dos Santos, Nayale Lucinda Andrade Albuquerque, Vanessa Juvino de Sousa, Natália Ferraz de Araújo Malkes.
Cursos envolvidos:
Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina.
Categorias
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support