Universidade Amiga da Criança e da Mulher

O Projeto Universidade Amiga da Criança e da Mulher, desde 2012, realiza ações com crianças de 0 a 6 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais envolvidos com o cuidado com crianças como berçaristas, auxiliares de berçário e professores. As ações são voltadas ao incentivo do aleitamento materno, alimentação saudável (gestante, puérpera e criança), conexão da gestante com seu filho através de atividades lúdicas (ultrassonografia natura, visualização), atividades psicomotora de estimulo ao desenvolvimento  infantil e treinamento ou atualização de profissionais que trabalham com crianças em berçário e escola. Além disso, são ofertadas consultas em aleitamento materno na sala de apoio à amamentação da Asces-Unita e campanhas para arrecadação de vidros com a finalidade de doação de leite no Banco de Leite Humano do Hospital Jesus Nazareno.

No semestre 2018.1 houve capacitação dos estudantes extensionistas a fim de que os mesmos pudessem desenvolver as atividades de Arte Gestacional. Além disso, houve a entrega de 208 vidros de café solúvel ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Jesus Nazareno para ajudar na doação de leite humano. O projeto Universidade Amiga da Criança e da Mulher desenvolveu ações rotineiras na Escola Viver e em creches municipais, espaço que percebe o projeto como ator fundamental para estimular o desenvolvimento das crianças ali presentes. Também houve a continuidade do fortalecimento de vínculo materno fetal através da realização das artes gestacionais, desta vez no ambiente da Asces Unita recebendo gestantes de Caruaru convidadas a partir das redes sociais.

A comunidade Asces continua sendo beneficiada com o projeto que tem uma sala de apoio à amamentação para acadêmicas e funcionárias. Esta sala fica aberta de segunda a sexta, durante os 3 turnos com a presença de pelo menos um extensionista do projeto para dar suporte às mães em processo de aleitamento materno na IES.

O projeto participou do féria no campus ofertando uma oficina de arte gestacional e realizando atividades estimulando desenvolvimento e criatividade no eixo infantil.

Raquel Bezerra dos Santos, Nayale Lucinda Andrade Albuquerque, Vanessa Juvino de Sousa, Natália Ferraz de Araújo Malkes.
Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina.