Simulação de uma Organização Internacional

O Projeto de Simulação de uma Organização Internacional foi fundado em 2013 e realiza simulações de reuniões de assembleias gerais e órgãos congêneres de Organizações Internacionais em escolas públicas e privadas de ensino médio no município de Caruaru, além da própria ASCES-UNITA. O objetivo é esclarecer os estudantes secundaristas sobre o funcionamento e importância destas entidades, destacando o seu papel na ordem política internacional. Neste sentido, o projeto já simulou organizações como a Organização dos Estados Americanos  (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU), MERCOSUL e União Europeia e a Organização Internacional do Comércio (OMC). Os temas debatidos são sempre assuntos atuais como a questão ambiental, o terrorismo, os problemas dos refugiados, etc. O projeto também visa se constituir num espaço para práticas das atividades inerentes aos profissionais das Relações Internacionais e do Direito Internacional e também incentiva a realização de pesquisas sobre os temas discutidos e participação em competições nacionais e internacionais com outros projetos congêneres.

No semestre 2018.1 Participação na competição internacional “Harvard National Model United Nations – Latin America” em LIMA –Peru;  Participação na competição internacional “Future We Want – Model United Nations” em  Nova York – Estados Unidos;  Palestra sobre o Conselho de Segurança da ONU e a crise na Coreia do Norte no Colégio Adventista de Caruaru;    Palestra sobre o funcionamento da ONU, dentro do Ação Integrada de Cidadania, parceria entre a ASCES e TJPE  EREM; Dom Miguel de Lima Valverde

No semestre vigente o projeto logrou ampla divulgação na mídia escrita, na televisão, rádio, internet, não só de Caruaru, mas da região também. A participação em eventos internacionais no Peru e nos Estados Unidos foi a oportunidade perfeita para dar maior visibilidade ao projeto, neste sentido, a assessoria de imprensa da ASCES-UNITA, calcula que, caso o tempo de cobertura midiática recebida pelo projeto este semestre, em rádios e televisão fosse pago, custaria aproximadamente R$ 80 mil. Assim, o projeto foi notícia na TV Asa Branca, TV Jornal Caruaru, Rádio Globo FM, Cultura do Nordeste, além das rádios Bituri em Belo Jardim e uma rádio local de Toritama. Na Rádio Cultura do Nordeste foi realizada uma entrevista de uma hora (em anexo no email contendo este relatório), no qual os alunos puderam descrever a participação na competição do Peru e dar seu depoimento sobre a experiência e participação no projeto. Na internet, as ações do projeto contaram com divulgação no site da ASCES-UNITA, no portal NE10 Interior, G1 Caruaru e Região e no Blog do Jornalista Mário Flávio. Em jornal escrito, esteve na pauta do Jornal Vanguarda de Caruaru. As fontes podem ser verificadas através dos links abaixo:

Emerson Francisco de Assis, Marco Aurélio da Silva Freire
Relações Internacionais