+55 (81) 2103.2000 Portal Acadêmico | Atendimento Online | Ouvidoria| Setores

Projeto Doação e Ação

No semestre 2018.1 foi realizado seleção dos monitores;  Apresentação das oficinas: Direito à alimentação e Influência da alimentação no desenvolvimento da face.; Treinamento da equipe para oficina Direito à alimentação: grupo de estudo  e reuniões para manutenção da horta.

O projeto de extensão ‘Semeando Saberes’ foi concebido com o intuito de promover a educação integral de crianças de escolas e comunidades do seu entorno, utilizando-se como eixo gerador da prática pedagógica as hortas escolares/comunitárias, incorporando assim a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Para o próximo semestre estamos propondo a ampliação e readequação do espaço da Horta Comunitária na ASCES-UNITA, e manutenção do já existente no espaço disponível no campus III. Das sementes plantadas, apenas vingou as mudas de abacaxi e abóbora. Assim, percebemos que o solo não está muito propício a fertilização dessas sementes e articulamos com o setor de Infraestrutura a compra de adubo e terra para replantar as sementes.

Serão replantados sementes de fácil cultivo e que possam fazer parte da alimentação diária das pessoas, levando assim, à prática de bons hábitos alimentares, com enfoque em cidadania, demonstrando a importância do cuidado com o que é nosso, a terra, a água, o alimento; participação comunitária/popular, nutrição saudável,  mastigação e sua importância no desenvolvimento crânio-facial. Iremos propor nossa Feira de Saberes, Sabores  e Conhecimentos, intra e extra-muro.

Iremos ainda unir nossas atividades ao Projeto de Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde  e ao Estágio Supervisionado III e IV do curso de Odontologia. A necessidade de atender tais demandas foi fruto de reuniões ao longo deste semestre com os docentes responsáveis pelo projeto e pelo estágio, sendo de nosso interesse ampliar a atuação das atividades já existentes de maneira a fortalecer os vínculos com os estudantes, comunidade e docentes.

Nosso intuito é integrar a comunidade acadêmica (funcionários e estudantes), permitir e disseminar hábitos alimentares saudáveis, tendo em vista a carência de informações por parte desse grupo sobre o que comer, quanto comer, quando comer, como mastigar, como deglutir e, as inter-relação que existe entre alimentar-se/mastigar/desenvolver-se. Assim, previne-se doenças e permite-se melhor desenvolvimento ponderal e físico das pessoas.

O Projeto doação e ação tem o intuito de auxiliar e estimular a captação contínua de doadores de sangue e medula óssea. Some-se a isso o fato de que o Hemocentro que atende todos os serviços hospitalares da Região Agreste, vive o constante desafio de manter um estoque capaz de sanar a demanda que é contínua e crescente, diante da criação de novas unidades de saúde na cidade. Caruaru tem se firmado como segundo pólo médico hospitalar do Estado de Pernambuco e consideramos que, formar a consciência coletiva da solidariedade, já durante a formação profissional, incentiva a prática humanística que permeará o futuro exercício profissional dos estudantes formados pela ASCES.

No semestre 2018.1 houve ações de captação de doadores de sangue e medula óssea para incremento do estoque de hemocomponentes a serem utilizados nos hospitais de urgência e emergência que recebem suporte hemoterápico do HEMOPE-Caruaru; Captação de doadores de sangue e medula óssea para as crianças internadas na oncologia pediátrica do Hospital Oswaldo Cruz – Universidade de Pernambuco,  através da visita às várias turmas dos cursos de graduação da Asces Unita,  Marco Zero, Hemope  e redes sociais

Durante todo o semestre, por meio da utilização de redes sociais, divulgamos situações de necessidade urgente de doadores de sangue e medula óssea. Proporcionamos o aumento da frequência de doações direcionadas a situações específicas que chegam a nós por meio de pedidos de ajuda, em decorrência da notoriedade do impacto positivo na vida daqueles que recorrem aos serviços prestados pelo Projeto Doação

Por meio das várias atividades acima descritas, conseguimos uma média de 330 doações de sangue no período considerado. Tendo em vista que cada doação de sangue tem o potencial de auxiliar simultaneamente a 4 pacientes diferentes em sua recuperação de situações de gravidade hospitalar e risco de vida, cogitamos que conseguimos atingir diretamente a cerca de mais de mil pessoas em condições de doenças graves, auxiliando assim na continuidade de tratamentos de câncer, acidentados e pacientes de UTI adulto e neonatal de toda a região.

Monitores:  26
Público: 330 e o público das vias urbanas de Caruaru.

Docentes:
Fabrício Andrade
Cursos envolvidos:
Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia
Categorias
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support