Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Mama

O projeto de extensão em Prevenção do Câncer de Colo Uterino e Mama, realiza encontros e eventos específicos, demonstrando à sociedade a importância da prevenção do câncer de colo uterino e mama, utilizando de apresentações teatrais, palestras, distribuição de folders, além de informações dialogadas com as mulheres. Capacita os estudantes da ASCES-UNITA para a prática laboratorial citopatológica, realizando coleta de material da cérvice uterina em mulheres sexualmente ativas e participantes do projeto, além de processar o material coletado, seguindo normas padronizadas de registro, coloração, análise, emissão de laudos, arquivo e controle de qualidade. Fornece orientações relacionadas a detecção precoce do câncer de mama, prevenção e os possíveis fatores de riscos relacionados, além de anamnese das mamas das pacientes assistidas pelo o projeto. Também, estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa utilizando dados do serviço de prevenção de câncer de colo uterino da ASCES-UNITA, seguindo normas do comitê de ética em pesquisa.

No semestre 2018.1 o projeto de Extensão superou expectativas atendendo cerca de 930 pessoas em suas ações sociais e de humanização hospitalar, além de realizar o atendimento de coleta e diagnóstico citológico de 22 mulheres no Laboratório Escola da Asces-Unita.

Durante o semestre houve participação nas ações na feira de artesanato Caruaru, Fábrica da moda, Hospital Regional do Agreste, Escola Técnica Uniter-Caruaru, Escola Dom Miguel-Vassoural, nas ações ocorreram apresentação de informações relacionadas ao exame preventivo do câncer de útero e mamas através da exposição com boneca anatômica para demonstração do exame preventivo e distribuição de folders e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Tâmara Kelly de Castro Gomes