Plantas medicinais na atenção básica a saúde

O projeto Plantas medicinais na atenção básica, a saúde tem como premissas a produção de plantas medicinais, bem como mudas para distribuição a sociedade juntamente com associações voltadas para promoção da saúde e propagação da fitoterapia.  Promoção da conscientização dos alunos de graduação da utilização de plantas medicinais, em grande escala, na atenção primária a saúde, promover a troca de conhecimento entre a comunidade e a academia, despertar nos alunos de graduação dos cursos de saúde (farmácia, biomedicina, nutrição, fisioterapia e enfermagem) a importância do cultivo de plantas medicinais como alternativa terapêutica.

O projeto em tela vem realizando uma ampla discussão sobre o uso racional de plantas medicinais. Esta discussão se dá principalmente com as comunidades que se utilizam destas plantas para a cura e/ou alívio de seus males no plano da atenção básica a saúde. Outro aspecto importante é que a distribuição das mudas destas plantas estimula as pessoas a desenvolverem o senso do cultivo da planta e não somente a compra, com isso, além da saúde pública, também é atendido o meio ambiente.

Docentes:
Ronildo Pereira Cordeiro