Hipervida: Cuidando do seu coração

Trata-se de uma experiência interdisciplinar, onde os alunos extensionistas abordam pessoas que demonstrem interesse em participar das atividades educativas e de levantamento epidemiológico no que diz respeito à prevenção do desenvolvimento da síndrome metabólica. Para o embasamento teórico do projeto, são realizados encontros com os alunos extensionistas envolvendo discussões a respeito do tema e da importância da prevenção de doenças e promoção da saúde. Os alunos extensionistas, ainda, realizam atividades de planejamento de material educativo para a comunidade alvo do projeto, realizam intervenções sob a forma de orientação e monitoramento de atividades que promovam o bem-estar e produzem trabalhos acadêmicos para apresentação em congressos e eventos da área.

No semestre 2018.1 foram realizadas ações no José Carlos de Oliveira, Marco Zero de Caruaru, praça Dom Vital, nessas ocasiões foram realizadas aferições de pressão arterial, verificação da glicose, identificação do índice de massa corpórea, orientações sobre saúde em geral e encaminhamentos para unidades básicas de saúde quando necessário. Houve ações de captação de pessoas da comunidade que frequenta os arredores da ASCES/UNITA com o intuito de identificar fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares e/ou a instalação destas. Em seguida, abordagens educativas construídas de acordo com um plano de cuidado individualizado foram realizadas, bem como sugestão de utilizar os serviços oferecidos pela ASCES/UNITA (laboratório-escola, academia-escola).

André Filipe da Silva, Adriana Siqueira de Oliveira, Simone Monte.
Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Odontologia e Farmácia.