Projetos de Extensão

GEPLAN BUCAL – Gestão, Epidemiologia e Planejamento em Saúde Bucal

O projeto de extensão GEPLAN BUCAL (Gestão, Epidemiologia e Planejamento em Saúde Bucal), inserido na linha temática da Cidadania e Participação, se constitui como um conjunto de atividades voltadas para a identificação da prevalência dos principais agravos que afetam à saúde bucal de grupos populacionais, com destaque para levantamentos epidemiológicos de cárie dentária e doença periodontal em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Confere apoio aos serviços de saúde bucal para qualificar a gestão do cuidado e o planejamento efetivo de políticas públicas para a melhoria da situação de saúde bucal da população. Associa, desta maneira, a extensão com o ensino e a pesquisa ao tempo em que desenvolve estudos de associação entre os agravos e condições de vida e leva para a sala-de-aula as experiências acumuladas ao longo dos seus três anos de funcionamento.

A cada semestre letivo, o projeto de extensão tem ampliado o quantitativo de indivíduos que são atendidos. Especificamente em 2018.1, a articulação com os residentes do Programa de Residência em Atenção Básica fortaleceu as ações em cada território: Salgado (Unidade-Escola de Saúde do Salgado; Unidade de Saúde Sinhazinha; Unidade de Saúde do Vassoural).

Ao longo do semestre letivo 2018.1 se estruturou um projeto de trabalho de conclusão de curso em Odontologia, elaboração de artigos científicos e boletins epidemiológicos para devolutiva da ação à escola e à unidade de saúde. A cada ação realizada de forma integrada aos cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde de Caruaru identificava-se uma necessidade de atualização destes profissionais quanto ao procedimento de levantamento epidemiológico em saúde bucal.

Em abril de 2018 houve articulação com a coordenação municipal de saúde bucal de Caruaru, após permissão foi realizado o Treinamento dos cirurgiões-dentistas da rede municipal de Caruaru sobre levantamentos epidemiológicos de cárie dentária em articulação com a coordenação municipal de saúde bucal. Esse treinamento foi realizado para profissionais durante o féria no campus 2018

José Eudes de Lorena Sobrinho
Odontologia