Documentário Radiofônico

O projeto busca levar a informação para o público por meio do rádio, o que leva os extensionistas a aprofundarem as temáticas escolhidas, e desenvolverem os documentários pensando desde o início no ouvinte, na comunidade, na sociedade que se quer atingir.

No semestre 2018.2 o projeto destacou em suas produções a homenagem ao centenário de Tabosa de Almeida. Foram desenvolvidos 36 programetes e quatro documentários.

Para o semestre 2018.1 o projeto documentário radiofônico teve como objetivo produzir uma série de documentários e programetes de rádio sobre Nelson Barbalho e o Aeroclube de Caruaru para serem veiculados em uma emissora de rádio local.

Foram desenvolvidos dois documentários e 18 programetes de rádio com destaque para:

  • NELSON BARBALHO – escritor, jornalista, historiador, compositor, roteirista e crítico de cinema.
  • AEROCLUBE DE CARUARU – O Aeroclube de Caruaru, instituição sem fins lucrativos, foi fundado em 25 de janeiro de 1944, com a finalidade de formar e aperfeiçoar pilotos de aviões destinados à aviação civil.

De acordo com as propostas do projeto de extensão tanto os alunos no incentivo e na realização da produção radiofônica foi atendido na execução deste trabalho, quanto os colaboradores em seus relatos sobre os temas destacados, docente e técnico no aperfeiçoamento de suas funções, e o ouvinte em que recebe informação sobre as histórias de grandes personalidades locais.

A parceria com a Rádio Liberdade se estendeu neste semestre e os documentários e programetes tiveram espaço para a veiculação, que consequentemente chegaram a um público maior: a sociedade caruaruense e de regiões vizinhas. As pesquisas para construção dos roteiros, as gravações das entrevistas, e todo o processo de produção radiofônica proporcionaram uma articulação com personalidades, institutos e diretorias que se empenham na construção de uma memória local. Isso enriquece a articulação com as fontes necessárias e seguras para a dinâmica de um jornalismo responsável e cidadão. Sendo exemplo de uma prática que se consegue aprofundar determinados temas e levar com uma linguagem mais simples o conteúdo para o seu público.

Monitores: 5

Docentes:
Cristina Vila Nova de Vasconcelos
Cursos envolvidos:
Jornalismo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support