Documentário Radiofônico

O projeto busca levar a informação para o público por meio do rádio, o que leva os extensionistas a aprofundarem as temáticas escolhidas, e desenvolverem os documentários pensando desde o início no ouvinte, na comunidade, na sociedade que se quer atingir.

No semestre 2018.2 o projeto destacou em suas produções a homenagem ao centenário de Tabosa de Almeida. Foram desenvolvidos 36 programetes e quatro documentários.

Para o semestre 2018.1 o projeto documentário radiofônico teve como objetivo produzir uma série de documentários e programetes de rádio sobre Nelson Barbalho e o Aeroclube de Caruaru para serem veiculados em uma emissora de rádio local.

Foram desenvolvidos dois documentários e 18 programetes de rádio com destaque para:

• NELSON BARBALHO – escritor, jornalista, historiador, compositor, roteirista e crítico de cinema.
  • AEROCLUBE DE CARUARU – O Aeroclube de Caruaru, instituição sem fins lucrativos, foi fundado em 25 de janeiro de 1944, com a finalidade de formar e aperfeiçoar pilotos de aviões destinados à aviação civil.

De acordo com as propostas do projeto de extensão tanto os alunos no incentivo e na realização da produção radiofônica foi atendido na execução deste trabalho, quanto os colaboradores em seus relatos sobre os temas destacados, docente e técnico no aperfeiçoamento de suas funções, e o ouvinte em que recebe informação sobre as histórias de grandes personalidades locais.

A parceria com a Rádio Liberdade se estendeu neste semestre e os documentários e programetes tiveram espaço para a veiculação, que consequentemente chegaram a um público maior: a sociedade caruaruense e de regiões vizinhas. As pesquisas para construção dos roteiros, as gravações das entrevistas, e todo o processo de produção radiofônica proporcionaram uma articulação com personalidades, institutos e diretorias que se empenham na construção de uma memória local. Isso enriquece a articulação com as fontes necessárias e seguras para a dinâmica de um jornalismo responsável e cidadão. Sendo exemplo de uma prática que se consegue aprofundar determinados temas e levar com uma linguagem mais simples o conteúdo para o seu público.

Monitores: 5

Docentes: