Descarte de Medicamentos no Meio Ambiente (DMMA)

Este projeto foi desenvolvido como ação preventiva e de minimização da contaminação do meio ambiente por compostos emergentes presentes em medicamentos e insumos farmacêuticos. Este tipo de resíduo, em pequenas concentrações, pode causar danos reversíveis irreversíveis a diferentes tipos de seres vivos, como plantas e animais. A população em geral pode ingerir alimentos e\ou água contaminada, independente da sua classe social ou escolaridade. Com isto, pretende-se: sensibilizar a população, inicialmente da Cidade de Caruaru, para os efeitos deste resíduo no meio ambiente; apresentar as formas corretas de descarte no meio ambiente; desenvolver alternativas de tecnologias de tratamento ou redução do grau poluidor deste resíduo.

No semestre 2018.1 inicialmente houve  seleção e capacitação de monitores e apresentação de seminários para preparação dos alunos-monitores intitulados  Resíduos Sólidos; Formas Farmacêuticas; Fitoterápicos –  Alopáticos. A coleta e triagens dos medicamentos foram realizadas durante o semestre; Aconteceram ações de educação ambiental no V Encontro das Profissões ASCES-UNITA ; Em comemoração à Semana do Meio Ambiente no Marco Zero e na Escola Dom Miguel de Lima Valverde em Vassoural.

Ângela Maria Coêlho de Andrade, Luiza Feitosa Cordeiro de Souza
Engenharia Ambiental, Farmácia e Engenharia de Produção.