Especialização em Gestão de Cidades

DESCRIÇÃO

O Agreste de Pernambuco concentra 71 municípios com quase 2 milhões de habitantes. Segundo a classificação do IBGE, a maioria destes municípios são de pequeno (até 50 mil habitantes) e médio porte (até 100 mil habitantes). A região concentra forte desenvolvimento econômico liderado pelos municípios que compõem o Polo de Confecções do Agreste, considerado o 2º maior do país. Com o crescimento econômico também se elevam os desafios da gestão destes municípios. A expansão da atividade econômica multiplica o conjunto de demandas sociais que devem ser atendidas pelos municípios. Nesse sentido, os municípios do Agreste têm apresentado baixa capacidade de resposta às novas demandas sociais. O principal obstáculo reside na baixa profissionalização da gestão pública, historicamente marcada por práticas políticas anacrônicas que não acompanharam as demandas sociais e as crescentes obrigações em relação à transparência e à eficácia na alocação dos recursos públicos. A estes desafios unem-se o alto nível de profissionalização do Governo Federal e acrescente demanda por elaboração de projetos ajustados a realidade local e a disponibilidade orçamentária da União. É com vistas a alterar este quadro que a Especialização em gestão de Cidades do Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES-UNITA foi construída.

PÚBLICO ALVO

Gestores e legisladores públicos, servidores públicos, candidatos a concurso público, profissionais de empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e profissionais da área de consultoria em gestão pública.

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.

Sábado, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 18 meses.

Previsão de início: 6 de abril de 2019

RESULTADOS ESPERADOS

• O curso de Especialização em Gestão de Cidades da ASCES-UNITA tem como objetivo capacitar os gestores públicos para os novos desafios da Administração Pública no Agreste de Pernambuco.
  • Qualificar os gestores com foco na formação da atitude gerencial e na qualidade da alocação dos recursos públicos;
  • Desenvolver as habilidades dos gestores para a execução do planejamento estratégico no setor público com o objetivo de otimizar o uso dos recursos;
  • Formar uma visão estratégica em relação ao desenho institucional da gestão pública na região;
  • Estabelecer parceria com os poderes públicos municipais (prefeituras e câmaras) para a capacitação de servidores e gestores qualificando a gestão pública local;
  • Reorientar a gestão municipal para a importância da qualificação do quadro gestor e a consequente superação de práticas políticas anacrônicas ainda vigentes.

DIFERENCIAIS

O curso de Especialização em Gestão de Cidades da ASCES-UNITA traz em sua formação a experiência de quase 60 anos da Instituição no Ensino Superior de nossa região. A ASCES-UNITA é reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pela tradição e pioneirismo em nossa região. Além disso, o curso de Especialização está vinculado ao bacharelado em Administração Pública, único curso presencial no Estado de Pernambuco, que possui uma expertise em políticas públicas municipais por meio do LPPM (Laboratório de Políticas Públicas Municipais) contando com extenso banco de dados sobre os municípios do Nordeste e com serviços prestados para inúmeras prefeituras com foco no diagnóstico situacional e na utilização de ferramentas de análise espacial de dados.

CONTEÚDO

Estado, Poder e Sociedade no Brasil;Administração Pública e Reforma do Estado no Brasil;

Direito Municipal;

Legislação orçamentária: LOA, LDO e PPA;

Controle Interno e Externo: Controladoria, Lei de Responsabilidade Fiscal, e Lei de Transparência;

Procedimentos Licitatórios: aspectos teóricos e práticos;

Contratos Administrativos;

Convênios, Consórcios e Parcerias Público-Privadas;

Políticas Públicas: Educação;

Políticas Públicas: Saúde;

Políticas Públicas: Assistência Social;

Políticas Públicas: Previdência;

Políticas Públicas: Participação Social;

Políticas Públicas: Planejamento Urbano;

Metodologia da Pesquisa;

Didática do Ensino Superior;

Trabalho de Conclusão de Curso

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

• No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas

Pré-Inscrição