História

A história de pioneirismo da Asces-Unita tem início no fim dos anos cinquenta, quando o Doutor em Direito e então Deputado Federal Tabosa de Almeida trouxe à região a possibilidade de formação superior. Entre a criação da Instituição e a autorização dos primeiros cursos por parte do Ministério da Educação (MEC), em 1959, foram dois anos de muito esforço. A implantação dos inéditos cursos de Direito e de Odontologia no interior se deu com muitas dificuldades e certa desconfiança por parte da população, uma vez que a própria cidade não possuía recursos suficientes.

Mas o visionário Tabosa não desistiu, trabalhou incansavelmente por anos, guiando o seu projeto das Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru até meados dos anos 1990, quando sua filha Ednara Tabosa propôs diversas inovações, com o objetivo de renovar a Instituição. O mesmo viria a se desenvolver através dos novos cursos, implantados anos após a sua morte, que aconteceu em 1998, em um acidente de carro.

As mudanças pensadas coletivamente com ela continuaram a ser desenvolvidas com a equipe então formada. Em 2002, foram criados os cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia. Três anos depois, em 2005, a Instituição fez mais um investimento, trazendo os cursos de Farmácia e Enfermagem.

Para o vestibular 2010, a Asces-Unita trouxe uma inovação: os cursos de Administração Pública, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental e Serviço Social chegariam a Caruaru acompanhando a cada vez mais crescente globalização e as mudanças por ela provocadas. Em 2011, mais um curso soma-se aos 11 já oferecidos: Licenciatura em Educação Física, sendo o primeiro curso de Licenciatura da Faculdade Asces e o primeiro do Agreste de Pernambuco nessa área específica.

A Instituição inova mais uma vez e em 2013, implantou o Centro de Formação Técnica Asces (CFT), com seis diferentes cursos da área de saúde: Citopatologia, Massoterapia, Enfermagem, Farmácia, Saúde Bucal e Estética. A iniciativa surgiu após a Instituição ser integrada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a partir dos seus indicadores de excelência junto ao Ministério da Educação (MEC).

Em 2014 o Vestibular apresentou mais dois novos cursos, o de Engenharia de Produção e o de Saúde Coletiva que no Brasil, a Asces-Unita é a única Instituição privada a oferecer este curso. Para 2015, a Asces-Unita deu início aos cursos de Bacharelado em Engenharia de Produção, Saúde Coletiva, Nutrição e em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, que são implantados com uma ampla estrutura para as práticas dos estudantes ao longo da graduação. E inicia 2016 com o inédito curso de Ciência Política, o que reforça o comprometimento da entidade com a educação ao trabalhar com foco no envolvimento social, na responsabilidade ambiental, no incentivo à cultura e aos esportes e no estabelecimento de vínculos e parcerias tanto nacionais como estrangeiras.

Com o término do convênio com o Pronatec, em 2016, a Asces-Unita iniciou o AscesTec, com sete cursos técnicos voltados para área de saúde: Análises Clínicas, Citopatologia, Massoterapia, Enfermagem, Farmácia, Saúde Bucal, Estética  e uma novidade, a Especialização Técnica em Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

Ainda em 2016 a instituição para a ser Centro Universitário, título concedido em cerimônia que contou com a presença do então ministro da Educação Mendonça Filho, no campus da Asces-Unita. Dessa forma a instituição passou a ser o único Centro Universitário Comunitário da região.

A partir de 2018 cursos tradicionais passaram a fazer parte da grade ofertada pela instituição, como o curso de Administração, Ciências Contábeis, História (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura) e Engenharia Civil, a partir de então o Centro Universitário Tabosa de Almeida, passou a contar com 23 cursos de graduação.

Muitas outras mudanças estão por vir, como já vem acontecendo com a inauguração de novos serviços e estruturas do Campus Universitário Tabosa de Almeida (Campus II), que se caracteriza cada vez mais como o espaço voltado para as áreas de saúde, e uma maior estruturação do Campus III, mais voltado ao esporte.

A Asces-Unita vem reforçando o seu compromisso com a sociedade, com diversos serviços oferecidos gratuitamente, que não só favorecem a população, como os estudantes, que encontram na própria Instituição um campo de estágio e de contato com a comunidade.

Desde a metade do século XX, a Asces-Unita tem buscado o melhor para Caruaru e região, despontando cada vez mais como um centro de excelência dos estudos em diversas áreas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support