O Congresso Multidisciplinar voltado para as áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias, foi um sucesso. Participaram do evento 705 congressistas, que apresentaram ê-posteres, comunicações orais e aproveitaram a programação para enriquecer ainda mais o conhecimento através dos minicursos, mesas-redondas, oficinas e palestras.

O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 de maio, a abertura foi efetivada no Centro de Convenções durante a Solenidade dos 60 anos da Asces-Unita, com a participação do jornalista e palestrante Fernando Rêgo Barros. As demais atividades aconteceram no campus I, da instituição.

A congressista Kauane Ferreira, do 9º período de Direito relatou “ Foi muito importante essa experiência de apresentação de Artigo, tentar fazer uma pós-graduação especificamente na área econômica, um futuro mestrado e, também por servir como experiência em apresentar um trabalho em um congresso de grande magnitude como este”.

Sobretudo o congresso debateu sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) determinados pela ONU a partir da Agenda 2030. Eles são fundamentais para uma evolução saudável dos países nas dimensões econômica, social e ambiental. Desde 2018, a Asces-Unita tem sido protagonista na promoção dos objetivos por meio de articulação com a ONU e implantação da Agência ODS PE.

O Congresso Multidisciplinar Asces-Unita para as áreas de Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias promoveu a apresentação de mais de 70 trabalhos. A estudante Sara Aparecida do 3º período de Engenharia de Produção, destacou “ Estou participando pela primeira vez como monitora de um congresso e também como estudante. A produção do evento me auxiliou bastante, por exemplo, a melhorar a questão da timidez, acrescentou também a saber como funciona a organização e planejamento de um evento desta dimensão, somando como uma atividade positiva para o meu currículo. Indico para os estudantes que quando tiver a oportunidade participem sempre”.