Discutir a integração do desenvolvimento a partir dos conceitos traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) é um dos objetivos do Congresso Multidisciplinar Asces-Unita para as áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias. O evento será promovido entre os dias 22 e 24 de maio e terá o tema: “Os desafios do Desenvolvimento Sustentável: entre o local e o global”. O evento é um dos atos comemorativos aos 60 anos da Instituição.

A abertura do Congresso será realizada no Centro de Convenções do Senac e as demais atividades na Asces-Unita. Com uma programação diversificada, o evento contará com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral e E-pôsters com grupos de trabalho temáticos nos eixos Meio-Ambiente, Social, Economia, Governança, Educação e Relações Internacionais. Os melhores trabalhos serão publicados em forma de e-book.

Todas as discussões terão como foco os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) determinados pela ONU a partir da Agenda 2030. Para a organização, eles são fundamentais para uma evolução saudável dos países nas dimensões econômica, social e ambiental. Desde 2018, a Asces-Unita tem sido protagonista na promoção dos objetivos por meio de articulação com a ONU e implantação da Agência ODS PE.