O paratleta Adelson Pereira, que faz parte do Projeto de extensão Prática e Treinamento Esportivo para Pessoas com Deficiência (PROTED), começou o ano com ótimos resultados nas corridas em que já participou.

No mês de fevereiro, ele foi o 1º colocado na Corrida da Lua, em Natal – RN, na categoria PCD 10 km.

Já no mês de março foram três medalhas em disputa. No dia 16, ele participou da Corrida do Comitê Paralímpico Brasileiro, em João Pessoa – PB, onde conseguiu a medalha de bronze no circuito de 800m. No dia 17, ele foi prata nos 5km, inclusive com a conquista do índice técnico. E, no dia 23, ele foi tricampeão na Corrida Cidade de Aracaju, na categoria PSC/MMI.

Adelson considera que o trabalho desenvolvido no PROTED tem sido fundamental para atingir bons resultados. “Nossos resultados mostram sempre o desenvolvimento e a evolução por meio do PROTED, em nome dos professores Marcos Túlio, Geiverton Arruda e dos estagiários que fazem parte do projeto. Agradeço também a APODEC pelo suporte necessário”, afirmou.

A próxima disputa dele será no dia 28 de abril, na Corrida Viver Bem Aracaju.

Sobre o PROTED

O projeto tem uma trajetória inovadora em todo o interior do Norte e Nordeste do país. Busca prestar assistência à comunidade, oferecendo serviços profissionais de prevenção, reabilitação e preparação para a prática esportiva individual de cada atleta com deficiência. É constituído por acadêmicos dos cursos de Educação Física (Bacharelado) e Fisioterapia, sempre acompanhados por um professor que supervisiona e orienta as atividades desenvolvidas. A intervenção por meio da prática esportiva é mediante os esportes adaptados (Bocha adaptada, Atletismo, Natação), além do treinamento de força.