O curso de Engenharia de Produção da Asces-Unita realizou um levantamento sobre a empregabilidade dos seus egressos, concluintes do semestre 2018.2. A pesquisa apontou que entre os ex-alunos, 88% estão atuando no mercado de trabalho.

A Asces-Unita percebe as demandas exigidas pelo mercado, e assume a responsabilidade de incentivar o desenvolvimento profissional dos seus alunos durante a formação acadêmica. Pensando nisso, a matriz curricular do curso é organizada com conhecimentos teóricos conciliados às atividades práticas e estágios supervisionados, deixando, desse modo, o estudante com os conceitos básicos para ingressar no campo profissional, e até mesmo empreender.

Outro aspecto é a distribuição de profissionais do corpo docente, já que metade dos professores do curso são engenheiros que, além da rotina acadêmica, também atuam no campo profissional da área.

Para atingir este índice de empregabilidade, vários métodos foram utilizados no preparo do aluno. “A alta empregabilidade tem origem em várias estratégias, uma delas foi antecipar os estágios a partir do 5º período, onde o aluno já tem condição de conhecer o universo profissional. Outro momento foi a inserção de disciplinas profissionais a partir do 1º período e, ainda, temos as atividades no Laboratório de Práticas e Consultorias de Engenharia” pontuou o coordenador do curso, Profº Luiz Gonzaga.

O percentual de empregabilidade não foi um acontecimento pontual. A turma de Engenharia de Produção que vai se formar em Junho de 2019 tem 71% dos estudantes trabalhando e, na turma de dezembro de 2018, 82% já atuam na área.

O egresso do curso, Wanderson Leonardo, hoje é empreendedor na área, e para ele,  algumas disciplinas foram fundamentais durante a formação, como gestão administrativa, planejamento, entre outras. “No início eu me imaginava mais trabalhando na área industrial, de fábricas. E com o decorrer do curso, eu pude perceber que não abrange apenas essa determinada área, e que temos um leque de oportunidades na atuação. As disciplinas durante o curso, foram relevantes para me sentir preparado para o mercado”, explica.