Uma programação diversificada será promovida pela Asces-Unita em comemoração à Semana da Mulher. Em pauta, visitas técnicas, a importância da participação das mulheres em movimentos sociais e políticas públicas, a Jornada Mulheres na Carreiras Jurídicas, entre outros. As atividades começam na próxima segunda-feira (11) e são gratuitas, voltadas para estudantes e colaboradores da Instituição.

Confira a programação completa:

SEMANA DA MULHER 2019

Sexta-feira (08/03)

15h – Palestra sobre Violência Contra Mulher

Local: Tapiraim – Zona Rural de São Caetano

Segunda-feira  (11/03)

14h – Visita Técnica no Residencial Alto do Moura

Ação Integrada de Serviço Social.

Carga Horária: 4h

Juntos, os projetos de extensão de Assessoria Social e NUGEN, realizarão a visita e uma atividade na Escola do residencial, na perspectiva de trabalhar juntos aos estudantes do Ensino Fundamental II a temática da violência contra a mulher e o enfrentamento a partir da Lei Maria da Penha.

19h – Palestra: Mulheres, Movimentos Sociais e Políticas Públicas

Local: Auditório do Polo Agreste

Na atividade será oportunizado aos discentes conhecer e dialogar acerca da história de mulheres que, em sua trajetória, realizam a luta pelos direitos das mulheres e pela consolidação de políticas públicas promotoras de respeito e de dignidade humana, com vistas ao respeito às diferenças de sexo, raça e classe social.

Terça-feira (12/03)

9h – II Jornada Mulheres nas Carreiras Jurídicas

Local: Campus I

Na atividade, mulheres que exercem diversas profissões nas carreiras jurídicas, vão compartilhar as experiências enfrentadas no exercício da profissão, destacando as dificuldades oriundas da desigualdade de gênero, as estratégias de superação desenvolvidas, os obstáculos superados e os desafios para as próximas gerações de juristas.

Quarta-feira (13/03)

14h – I Seminário do NUGEN

Carga horária: 4h

A atividade de seminário será destinada a socialização de estudos em andamento ou já realizados, projetos de pesquisas, entre outros, por meio da apresentação dos (as) discentes e docentes de resumos expandidos, seguidos de debates e contribuições dos temas em estudo. Nos grupos de trabalhos organizados por temática, onde ocorrerão as apresentações e debates, poderão participar todos (as) interessados (as) da Instituição.

 Grupos de Trabalho:

  1. Serviço Social, Igualdade de Gênero e as interfaces com as questões de  Raça e Classe

Debatedoras:

Silvana Crisostomos – Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Universitária e Membro ativo da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS), no período 2018/2019.

Josinês Barbosa Rabelo – Assistente Social, Doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Professora Universitária e Coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces-Unita.

  1. Mulheres, Direitos e Movimentos Sociais

Debatedoras:

Elba Ravane Alves Amorim – Advogada, Mestra em Direitos Humanos, Professora Universitária e Coordenadora do Núcleo de Gênero da ASCES UNITA.

Taiza Maria – Advogada, Doutora em Direito pela Universidade do Minho/Portugal (2017). Professora Universitária nos Cursos de Direito e Serviço Social da ASCES UNITA.

  1. Gênero, Política Pública e Administração Pública

Debatedoras:

Maria Ivania Almeida Gomes Porto – Professora da Asces-Unita e Consultora de Estratégia de Gestão Pública e de Política. Mestra em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Cidades UPE, MBA Marketing e Publicidade na UNINASSAU, e Coordenadora do Laboratório de Políticas Públicas Municipais da ASCES-UNITA.

Hannah Miranda – Doutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), Professora Universitária, Coordenadora do Projeto de Extensão Administração Viva.

  1. História das Mulheres, da população LGBT e dos Negros e Negras.

Debatedora:

Rosineide Gonçalves Historiadora, Mestra Serviço Social, Professora Universitária, Coordenadora do Curso de História e Coordenadora do Núcleo de Gênero da ASCES-UNITA.

  1. Gênero, Saúde e Educação

Debatedora:

Roberta Granville – Doutoranda em Educação Física, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Coordenadora do Curso dos Cursos de Educação Física da ASCES-UNITA e Coordenadora do Núcleo de Gênero da ASCES-UNITA.

Local: Campus I

18h30 –  Abordagem sobre Relacionamento Abusivo

Local: Entrada do Campus I

Quinta-feira (14/03)

19h – II Jornada Mulheres nas Carreiras Jurídicas

Local: Auditório do Campus I

Na atividade, mulheres que exercem diversas profissões nas carreiras jurídicas, vão compartilhar as experiências enfrentadas no exercício da profissão, destacando as dificuldades oriundas da desigualdade de gênero, as estratégias de superação desenvolvidas, os obstáculos superados e os desafios para as próximas gerações de juristas.

Sexta-feira (15/03)

17h – Sunsent das Poderosas

Local: Quadra de Tênis do Campus II

8h às 18h: Gênero Humanização: Os Desafios do Atendimento da Rede

Local: Sala do LEPPS

Cláudia Barros – Representante da Secretaria da Mulher de Pernambuco