A Asces-Unita em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou em 2016 no município de Caruaru, duas residências multiprofissionais na área de formação em Atenção Básica  e Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos. Na manhã desta quinta-feira (7) foram recebidos 56 novos residentes que atuarão ao longo dos próximos 24 meses na cidade. Estima-se que a população atingida direta ou indiretamente pelo programa chegue a uma abrangência de 120 mil pessoas, com alcance em 90% do município de Caruaru.

Uma experiência inovadora e que agrega aos profissionais da saúde, como relata a residente Rejane Nunes “A expectativa é ótima, eu espero contribuir de maneira progressiva, colher muito aprendizado e repassar isso para a sociedade, de forma contínua. A enfermagem está presente em todas as áreas da saúde, principalmente na atenção básica que é onde geralmente coordenamos os postos de saúde, dessa forma estamos presentes em todas as áreas na saúde da família. Particularmente pretendo realizar planejamentos em saúde, promover educação em saúde visando a prevenção de doenças, além, claro, de tratar as doenças”, explicou.

Foram desenvolvidas ao longo desses três anos de execução do programa, mais de 10 mil atividades que beneficiaram a comunidade local. Como destacou a coordenadora da Residência em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos, da instituição, Profª Adrya Peres: “Os indicadores de saúde mostraram que ocorreram várias melhorias nos serviços que os estudantes estão inseridos, onde podemos destacar a atenção ao paciente com câncer através de um olhar multiprofissional e integral, trazendo mais qualidade de vida e maior sobrevida durante o tratamento”.

A área de atuação para os residentes envolve mais de trinta unidades básicas de saúde, ocupando diferentes territórios. Os profissionais destacam-se também na esfera estadual, nos hospitais de referência, além dos privados conveniados ao SUS.

O Secretário Municipal de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, avalia os atendimentos como um fator positivo para a população, para o estudante e também para a gestão, resultando na melhoria dos indicadores de saúde da cidade.

“A residência ajudou a aproximar a gestão da acadêmia, aumentando a inserção entre ensino e prática. O paciente precisa ser incluído num acompanhamento sistêmico, como se fosse uma linha do cuidado e isso está sendo possível em Caruaru a partir da atuação dos participantes do programa de Residência Multiprofissional da Asces-Unita”, afirmou o Secretário.

A Residência Multiprofissional é mais uma iniciativa pioneira no interior do estado de Pernambuco oferecida pela Asces-Unita, uma instituição privada e comunitária de ensino superior.