Os gestores do Polo Universitário Comunitário do Agreste participaram, ao longo desta segunda-feira (20), de um workshop para definir as próximas ações que vão consolidar a criação do polo. O encontro aconteceu na Reitoria da Universidade Católica de Pernambuco. Além da Unicap, integram o polo o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) e a Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia de Caruaru (Fafica), que é ligada à Diocese local. Todas as instituições parceiras são comunitárias.

O encontro contou com a presença do Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Bernadino Marchió. “Foi uma oportunidade para se conhecer melhor e avançar. São muitos detalhes e nem tudo depende da gente, depende também do MEC, depende de tantas situações. Temos que dialogar e avançar”.

O Reitor da Asces-Unita, Prof. Dr. Paulo Muniz, destacou o tom colaborativo que está marcando o início dessa parceria. “É preciso analisar ponto a ponto, os desdobramentos, as consequências e as potencialidades. As instituições comunitárias demonstram, com essa experiência, que agem diferente das instituições de mercado”.

Quem também estava bastante motivado com o avanço do polo era o diretor geral da Fafica, Padre João Paulo. “O que lançamos no dia 29 de junho foi um sonho e a partir dessas reuniões o sonho vai se tornando realidade, vai se concretizando e a parceria vai se desenvolvendo. Todo sonho que se torna realidade é uma vitória”.

O Reitor da Unicap, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, destacou o clima de confiança entre as instituições que formam o polo e a credibilidade de cada uma delas. “Fizemos um protocolo de intenções com base na nossa identidade comum: instituições católicas e comunitárias. Esse acordo de confiança entre parceiros de uma mesma natureza, com os mesmos objetivos, a mesma missão de compromisso com a Educação, agora passa por uma nova fase de concretizar isso aí. Confirmamos o protocolo assinado e avançamos na linha do portfólio dos novos cursos que vão potencializar o novo polo”.

Participaram do workshop representando a Unicap: Valdenice José Raimundo (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação); Degislando Nóbrega (Pró-reitor de Graduação e Extensão); Márcio Waked (Pró-reitor Administrativo); Luciano Pinheiro (Assessor Jurídico). Da Asces-Unita estavam Emilia Pinheiro (Pró-reitora Administrativa e Financeira); e Saulo Miranda (Procurador Institucional e assessor para Projetos Educacionais); Já a Fafica também estava representada também por Wilson Rufino (Procurador Institucional).

FONTE: Ascom Unicap