Em todas estações do ano, é necessário o cuidado com a exposição ao sol, com a hidratação e alimentação. Porém, com a chegada das estações quentes, é preciso redobrar a atenção para os efeitos que a radiação solar pode causar na pele. Nas épocas de clima quente o nosso corpo tem uma predisposição a perder mais líquido, sendo esse fator ocasionado pelo aumento da temperatura, deixando assim, a pele desidratada, mais frágil e mais suscetível a lesões. A coordenadora da pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Asces-Unita, Profª Simone Monte, ressalta a importância de se ingerir muita água para manter a hidratação da pele, o consumo de alimentos ricos em vitamina C, pois são antioxidantes e ajudam no combate a radiação, além disso, utilizar o protetor solar com reposição a cada três horas. “Recomendamos também, que a exposição solar aconteça no início da manhã, até umas 9h, ou no final da tarde, a partir das 17hs observa, a fisioterapeuta” As alterações que podem surgir nessas estações são recorrentes de um processo de exposição prolongada à altas temperaturas, que podem causar manchas avermelhadas, com tendência de progredir para manchas mais escuras, podendo até evoluir para uma patologia mais grave, como por exemplo, um melanoma, que é o câncer de pele. Simone Monte, que é especialista em Fisioterapia Dermatofuncional, informa ainda como o fisioterapeuta pode atuar nesta área: “O Fisioterapeuta tem ganhado espaço na área de estética e em várias situações. Mas, especificamente nos cuidados com a pele, nós temos recursos que vão promover uma ação antioxidante, com a utilização de alguns recursos como cosméticos e cosmecêuticos .”

Como o fisioterapeuta pode atuar nessa área, já que é uma área comum para os dermatologistas?

O fisioterapeuta graduado pode atender qualquer área da fisioterapia. Porém o curso é generalista, então, quando a pessoa escolhe uma área, é necessário se especializar para aprofundar esses conhecimentos, que são aprofundados numa pós-graduação.

Para ampliar a gama de atuação do Fisioterapeuta, a Asces-Unita oferece a pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional, com a previsão de início para o próximo dia 20 de outubro, idealizado para os profissionais fisioterapeutas que atuam no mercado e desejam ampliar e reciclar seus conhecimentos com embasamento científico.

O curso de Pós-Graduação possui a proposta de contribuir com a integração entre as teorias e as necessidades efetivas do dia a dia. Ainda mais, a prática clínica será realizada em ambulatório próprio, contando com os mais modernos equipamentos e completa infraestrutura.

 

Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional

Local: Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus II.

Horário: Sábado e Domingo, (7h às 18h) em encontros mensais.

Duração do curso: 20 meses.

 

Previsão de início: 20 de outubro de 2018.

Mensalidade: R$475,00