A Asces-Unita recebeu a visita do CEO da Usmatic, empresa de energia solar sediada em Bezerros, que fez  a doação de equipamentos para o Grupo de Pesquisa de Energia, Produção e Sustentabilidade. Esta ação foi uma iniciativa dos professores do curso de Engenharia de Produção Miguel Melo, Luiz Gonzaga e Urias Ellmon, com o intuito de implantar o Laboratório de Eficiência Energética e Energia Solar da instituição.

O Laboratório contará com uma instalação completa solar fotovoltaica composta de poste, placa solar fotovoltaica, luminárias e lâmpadas de LED, estas últimas instaladas no pátio do Campus II. 

A empresa também disponibilizou, para a apresentação no estande da 1ª Feira de Ciência e Inovação e Tecnologia, equipamentos de última geração de energia solar e eficiência energética como as bombas para poços artesianos submersas à energia solar e vidros com nanotecnologia de isolamento térmico. Elas podem ser aplicadas em janelas de prédios comerciais que permitem a passagem de luz e isolam o calor, permitindo uma economia de até 20 % no consumo do ar condicionado.

A proposta deste tipo de atividade está dentro das metas do Grupo de Pesquisa Energia, Produção e Sustentabilidade e visa estreitar o intercâmbio com empresas da região.