Na quinta-feira (24/08), das 8h às 17h, a Asces-Unita promoverá o primeiro Simpósio de Aleitamento Materno do Agreste. Na ocasião, serão discutidos trabalhos científicos sobre a temática. O simpósio é uma iniciativa do Projeto de Extensão: Universidade Amiga da Criança e da Mulher. Voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, este ano o tema do evento é "Todos juntos em prol da amamentação: um olhar além da universidade".

A inscrição poderá ser realizada na Sala de Amamentação (localizada no Campus II da Asces-Unita, Av. Portugal.1109), no horário das 8h às 22h, nos dias 22 e 23/08. Para isso, basta trazer um vidro vazio de café solúvel com tampa rosqueável + R$10,00 (dez reais). As vagas são limitadas.

Segundo a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente até os seis meses. A meta global é que pelo menos 50% dos lactentes sejam amamentados até 2025. Para isso é preciso que várias categorias da sociedade se juntem no apoio à amamentação.

Tendo em vista todas as ações já realizadas pelo projeto, ressalta-se a necessidade de comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno de forma científica através da realização do I Simpósio de Aleitamento Materno do Agreste. Essa jornada poderá funcionar como estímulo para o fortalecimento de estudos na área, além de ampliar a conscientização sobre a amamentação.

Para o envio de trabalhos científicos os resumos deverão ser encaminhados, seguindo as normas de submissão, até 18 de agosto para o e-mail: simposiodeamamentacao@asces.edu.br , confira o edital com as regras de submissão em "download".

Criação do projeto – Desde 2012 a Asces-Unita é uma das colaboradoras para promoção e proteção do aleitamento materno através do projeto de extensão inicialmente conhecido como Faculdade Amiga da Criança e hoje, Universidade Amiga da Criança e da Mulher. O projeto desenvolve várias ações na comunidade, dentre elas a consulta em aleitamento materno, arrecadação e doação de vidros para o Banco de Leite Humano, além de cursos sobre aleitamento materno para estudantes e profissionais de saúde.

Confira a programação completa do I Simpósio de Aleitamento Materno do Agreste:

08h – 10h

Credenciamento

08h30 – 09h

Apresentação cultural

9h – 09h30

Coral da Asces-Unita

Composição da mesa de abertura

Conferência:  “Trabalhar juntos para o bem comum”.

Prof. Nayale Lucinda

Palestra: Leis que acobertam mulheres em processo de amamentação

Prof. Perpétua Dantas – Secretaria de Saúde da Mulher de Caruaru

10h40 – 11h

11h – 11h30

Relato de experiência sobre amamentação

Prof. Bruna Rios

11h30 – 12h

Homenagem: Certificação de Profissionais Amigas do Peito

12h – 13h

Almoço

13h – 15h

Apresentação de trabalhos científicos

15h– 17h

15h – 15h30

15h30 – 16h

16h – 16h30

Mesa redonda: Evidências atuais sobre o aleitamento materno.

Importância da hora dourada para o desenvolvimento da criança.

Dra. Daniela Brandão (a confirmar) – Pediatra

Aleitamento materno: fonte natural de probióticos.

Prof. Lígia Beltrão – Nutricionista

A influência da epigenética na nutrição infantil.

Prof. Tâmara Gomes – Nutricionista

16h30 – 17h

17h – 17h30

Premiações simbólicas dos trabalhos científicos