O grupo de resíduos sólidos do curso de Engenharia Ambiental, composto por cinco estudantes e coordenado pelo professor Henrique John, estão de malas prontas para o Instituto Federal da Bahia (IFBA), da cidade de Paulo Afonso.

O grupo trabalha com bioenergia e pesquisa nos laboratórios da Asces possibilidades de energias renováveis a partir de resto de plantas, frutas e cascas na produção de etanol. O convite se deu através do conhecimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), da estudante Myrelle Ferreira, sobre a produção de etanol utilizando como base essa matéria prima.

No IFBA os estudantes irão produzir em escala industrial, através da planta piloto de uma fábrica de combustíveis, o que foi produzido em menor escala nos laboratórios da Asces. “Para se ter ideia nós produzimos em nossos laboratórios 100 ml de etanol por hora, na planta piloto do instituto de Paulo Afonso vamos ter condições de produzir 30 litros de álcool combustível por hora”, explica o professor John.

Os estudantes trabalham em três seguimentos: o juá, restos de frutas e restos de cascas de frutas, onde conseguem produzir um alto teor de álcool em solução acima de 70% nos laboratórios, o que possibilita na transformação de combustível se o material sofrer novo processo de destilação.

O coordenador do grupo e professor, Henrique John, destaca que essa experiência servirá para consolidar a pesquisa e fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelo curso de Engenharia Ambiental. “Estamos consolidando o grupo de resíduos sólidos na Asces que já trabalha o projeto junto à associação de catadores de Caruaru, com isso, vamos fortalecer essa área dentro do curso de Engenharia Ambiental. Além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciarem o dia a dia do trabalho do engenheiro e quem sabe propiciar uma parceria futura com o instituto”, finaliza John.

O professor ainda aposta que para um futuro próximo, seja realizada com a Central de Abastecimento de Caruaru – CEACA, através da Prefeitura, uma parceria na montagem de uma planta industrial para a produção de etanol com o grupo que desenvolve a pesquisa com restos e cascas de frutas.

O grupo viaja na segunda-feira (06/07) e retornam após duas semanas, onde irão ampliar as pesquisas na planta piloto da fábrica e nos laboratórios de bioenergia e biocombustíveis do IFBA.