Que Pernambuco é conhecido como a terra que promove um dos melhores carnavais do Brasil, muita gente já sabe. Por isso, além da capital, Recife, e da cidade irmã, Olinda, a folia corre solta também no Interior. A tradição dos folguedos e as figuras típicas enriquecem ainda mais os dias do reinado de Momo, atraindo turistas e foliões de todas as partes do país.

ARCOVERDE

A programação do Carnaval Folia dos Bois 2015, em Arcoverde, promete muitas atrações para folião nenhum colocar defeito. Já a partir desta sexta-feira (13), a festa começa com a concentração dos blocos na Praça da Bandeira, às 16h. Várias agremiações estarão participando. No sábado (14), às 20h, o desfile continua. Já no palco principal do evento, montado no Boidódromo, também na Praça da Bandeira, às 20h, passarão por lá Nando Cordel e a banda Chica Fé.

No domingo (15) tem o desfile oficial do grupo especial da Folia dos Bois, às 16h. À noite, às 20h, o show começa com Quinteto Violado, Toni Garrido e a banda Marreta é Massa. Na segunda de Carnaval (16), às 16h, tem o desfile oficial dos Ursos em Folia e Grupo de Acesso da Folia dos Bois. Às 22h, a festa fica por conta do Maestro Forró e Orquestra da Bomba do Hemetério e Arreio de Ouro Elétrico.

Na terça-feira (17), às 16h, tem o desfile oficial do Grupo II da Folia dos Bois. Já às 18h, a festa é da criançada, com o Baile Popular Infantil com a Barca Maluka. Fechando a programação noturna, a partir das 20h, quem passa pelo palco principal é a banda Asas da América, bem como o cantor Jorge Aragão e a banda Voa Voa.

BEZERROS

A Folia do Papangu 2015 terá atrações que vão do legítimo frevo ao forró pé-de-serra, mistura que confirma a multiculturalidade do

Carnaval pernambucano. A festa bezerrense será em quatro polos de animação: o Palco Principal, na rua da Matriz; Palco Cultural, ao lado da praça Duque de Caxias; Palco 3, ao lado da praça Centenária (no Corredor da Folia); e o Palco Forró do Papangu, com nomes consagrados do pé-de-serra e frevo sanfonado. Vale lembrar também que o domingo de Carnaval é marcado pelo desfile dos papangus, que enche as ruas de muito colorido e animação.

As atrações começam no Palco Cultural já a partir da sexta-feira (13), às 17h, ao som da banda infantil Fadas Magrinhas, que animará as crianças do bloco Edupapangu. No sábado (14), às 21h, a festa fica por conta da Orquestra 100% Mulher. No domingo (15), às 10h, será a vez de Josildo Sá, Eduardo Veloso, Orquestra Henrique Dias, Benil e Orquestra Cônego Alexandre Cavalcanti. Na segunda (16), às 12h, tem Mazamorra, D'Break, Maestro Forró e Elias Ahur. Já na terça (17), também às 12h, tem Mazamorra, Coco de Umbigada, Ciel Santos e Carlinhos Nova.

No Palco 1, também conhecido como QG do Frevo, várias atrações farão a alegria dos foliões. Para começar, no sábado (14), às 21h, tem Walter Lins e Jammil. No domingo (15), a partir das 10h, se apresentam Henrique Barbosa, Elifas Jr. e as bandas Som Brasil, Só na Marosidade, Santa Clara, Bossas e Timbaxé. Na segunda (16), às 11h, a animação corre solta com as bandas Tchikerê e Vice-Versa. Ainda passam por lá Geraldinho Lins, Toni Garrido, Banda Luará, Henrique Barbosa e a banda Canal Livre. Na terça (17), às 11h, a festa segue com Swing Radical, Vou Zoar, André Rio, Chicafé, Fafá de Belém, Ivo Moura e Anderson Alves.

Já o Corredor da Folia, que fica na Avenida Professor Amaral, terá o Palco 3 animando os foliões que descem e sobem as ladeiras acompanhando os blocos. Os destaques da programação ficam com as orquestras de frevo que prometem não deixar ninguém parado. Na Praça São Sebastião, um trio com as orquestras Super Oara e Frevoé anima quem se concentra para sair no bloco dos Papangus, a partir das 9h do domingo de Momo.

No Polo Forró do Papangu, montado pela primeira vez na folia bezerrense na Rua da Matriz, não precisa nem avisar que o ritmo que comandará a festa por lá é o forró. As apresentações começam a partir das 10h do domingo (15) e seguem até a terça-feira (17).

GRAVATÁ

Garantindo a animação dos foliões de plantão, o Carnaval de Gravatá vai homenagear o cantor e compositor Don Tronxo. A festa acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no Mercado Cultural, no centro da cidade. No sábado (14), tem show com o homenageado Don Tronxo e Grupo Evoé. No domingo (15), é a vez de Carlinhos e Mistura Brasileira se apresentarem no palco da festa. Já na segunda (16) tem Wirandé e Batugueto. Fechando a festa, na terça-feira (17), quem faz show por lá é a Orquestra Popular de Gravatá, além do cantor Jarbas. As atrações se apresentam a partir das 14h.

PESQUEIRA

No município de Pesqueira, conhecido como a Terra dos Caiporas, a programação montada para a festa pede muito fôlego por parte dos foliões.

O evento começa a partir da sexta, no palco conhecido como Quartel General do Frevo, na Praça Dom José Lopes, no centro da cidade.

Na sexta-feira (13), às 21h, abrem a festa pesqueirense a banda Baianidade e Axé Camaleão. No sábado (14), a animação fica por conta da banda Evolugueto e do grupo Revelação.

O domingo de Carnaval (15) promete muito frevo para os foliões. Às 16h, se apresentam por lá o Maestro Forró, Nonô Germano, Marron Brasileiro e Karametade. Na segunda-feira (16), às 20h30, é a vez da Orquestra Só Mulheres e a tradição do Coral Edgar Moraes, relembrando o sucesso dos antigos carnavais. Na terça-feira (17), às 16h, quem encerra a folia é a cantora Elba Ramalho e a banda Patusco.

Já a partir das 19h também da terça-feira de Carnaval, os foliões vão poder conferir de perto o Cortejo de Cultura Popular. Por lá, desfilarão várias agremiações, sem esquecer os caiporas.

GARANHUNS

Para quem optar por fugir do agito do frevo para se deliciar com as batidas marcantes do jazz, a cidade certa para passar os dias de folia é Garanhuns. Por lá, a festa promete ser animada com a 8ª edição do Garanhuns Jazz & Blues Festival, o GJF. Este ano, o evento faz um tributo ao talento do músico Billy Cobham, considerado um dos maiores bateristas da história da música norte-americana, e ao instrumentista João Magalhães Neto. Este último tem mais de 30 anos de carreira e coleciona parcerias com grandes músicos brasileiros, entre eles Gilberto Gil, Nando Cordel e Elba Ramalho.

O GJF acontece em dois palcos: o Palco Ronildo Maia Leite, montado na Praça Mestre Dominguinhos, e o Palco Pau Pombo, no Parque Ruber van der Linden. Para começar, no sábado (14), a abertura oficial do evento acontece às 20h30, no Palco Ronildo Maia Leite, com a Orquestra Criança Cidadã. Logo na sequência tem Wagner Tiso (RJ) e Victor Biglione (ARG); Marquise Knox (EUA), com Jefferson Gonçalves (RJ) & Uptown Band (PE), e Billy Cobham (PAN), com Marco Lobo (BA). Participação especial de Batuque de Garanhuns (PE).

No domingo (15) começa a funcionar o Palco Pau Pombo, com programação diurna. A partir das 15h, tem Beatles in Blues, com Uptown Band (PE) & Karl Dixon (EUA), seguido de Nosso Jazz (PE), com participação especial de Jefferson Gonçalves (RJ), e fechando com Jam Session.

No Palco Ronildo Maia Leite, as atrações começam a partir das 20h30. Por lá passarão Andrea Amorim (PE); Villa-Lobos InJazz (RJ); Demetria Taylor (EUA), com Flávio Naves (SP) e Marcelo Naves (SP); e Jennifer Batten (EUA) & John Macaluso (EUA).

Na segunda-feira (16), às 15h, passam pelo Palco Pau Pombo Lancaster (SP) e Breakdown Blues Band, com participação especial de Lancaster (SP). A noite reserva grandes surpresas com as apresentações de André Togni (DF), Willie Walker (EUA) e uma homenagem a Celso Blues Boy, com Tico Santa Cruz e Banda (RJ). Tudo isso a partir das 21h, no Palco Ronildo Maia Leite.

André Togni (DF), Orlito Jazz Band (PE) e Jam Session abrem as apresentações da terça (17), no Parque Ruber van der Linden. Já Raphael Wressnig (AUT) & Igor Prado Band (SP); Ivan Lins (RJ) & Leonardo Amuedo (URU), com Ricardo Lopes Trio (AL); Guitar Night, com Lancaster (SP), Jennifer Batten (EUA), John Macaluso (EUA), Marcos e Cabral (PE), Karl Dixon (EUA), Carlos Bala (AL) e convidados fecham a última noite de apresentações do festival.

Fonte: Jornal Vanguarda