Em alusão ao dia nacional de doador de sangue, celebrado neste mês, estudantes e professores do Projeto Doação e Ação, da Faculdade Asces, estarão na quarta-feira (19/11), mobilizando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para doar sangue. A ação, que acontece pela terceira vez, será realizada das 09h às 17h no Campus II da Instituição (Av. Portugal, 1.019, Bairro Universitário), onde um ônibus do Hiene estará montado para receber doadores voluntários, com o apoio do Hemope.

As doações serão destinadas para crianças em tratamento de câncer no Hospital do IMIP e do Osvaldo Cruz, em Recife. Entre os pré-requisitos para a doação, o doador deve pesar ao menos 50 kg e ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de idade é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo. É importante fazer uma refeição leve antes da doação e não estar em jejum prolongado (mais de 12 horas).

Já na quinta-feira (20), das 8h às 12h, será promovida uma ação no Marco Zero de Caruaru em homenagem ao Dia do Biomédico. Na ocasião, estudantes e professores oferecerão diversas orientações, como a campanha sobre prevenção do câncer de colo de útero, ação educativa sobre diabetes mellitus e consumo consciente da água com a análise das amostras de água levadas pela população.

O grupo também realizará serviços gratuitos como a aferição de pressão arterial, testes de glicose e detecção de micoses. As atividades fazem parte da programação do V Biomedicina Workshop, evento interno voltado para os estudantes do curso que, além de promover palestras e apresentação de trabalhos científicos, busca celebrar os 10 anos do curso na Instituição.