A ideia é que, ao entrar no teatro ou no espaço que será montado pelo Sesi Bonecos do Mundo no Parque 13 de Maio, o público se depare com a diversidade do teatro de bonecos contemporâneo. Esteja ela na temática dos espetáculos, na estética, no público alvo, ou nas técnicas utilizadas por artistas de diferentes países. O evento volta ao Recife, após quatro anos, com uma programação formada por 14 espetáculos, performances, oficinas, uma mostra audiovisual e uma exposição. De 7 a 9 de novembro, serão 37 apresentações gratuitas, com tradução em Libras e audiodescrição.

A maior parte dos espetáculos é inédita no Recife. É o caso de Marina e Marina, a sereiazinha, duas premiadas montagens da Cia. PeQuod (RJ) feitas respectivamente para adultos e crianças. "São mais de três toneladas e meia de cenário. Este é um espetáculo muito delicado, seria como a nossa A Pequena Sereia", afirma a idealizadora e curadora do evento, Lina Rosa Vieira, que também responsável pelo Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito).

O Sesi Bonecos também contempla o teatro de sombras japonês, com a Kakashi-za, que existe desde 1952 e faz sua primeira apresentação no Brasil. Outro representante asiático na programação é o grupo coreano Art Stage San. "A história de Dallae tem uma mistura de técnicas e não usa palavras. É um espetáculo mais para o público adulto. Ele fala sobre a dor, a guerra e a solidão com poesia", explica Lina Rosa.

"Com isto, a gente faz um panorama do que tem sido feito nesta área em várias partes do mundo que contraria a ideia que muita gente tem de que o teatro de bonecos ou é uma coisa só para crianças, ou algo muito folclórico", avalia a curadora, citando a variedade da programação.

O Sesi Bonecos do Mundo também oferece três oficinas gratuitas no Recife, a partir desta quinta-feira (1/11). Há 20 vagas por turma e as inscrições são feitas pelo liamenezes@gmail.com ou 9118-6496. As aulas acontecem na Unidade CES do Sesi (centro do Recife). Confira as opções desta edição:

Bonecos quadro a quadro, com Enzio Gianquinto, Guilherme Pam e Ulisses Tavares:
Apresenta o processo de criação de um filme de animação em stop-motion com duração aproximada de um minuto.
De 1 a 8 de novembro, das 13h às 18h.
Confecção, composição cênica e dramaturgia de animação, com Marcos Ribas:

O professor trabalha há 40 anos com bonecos e já criou 26 espetáculos.
De 5 e 9 de novembro. das 14h às 18h.
Fazendo e manipulando marionetes, com Viktor Antonov:

O russo compartilha seus segredos profissionais com os alunos e ensina a arte do teatro de marionetes e manipulação.
De 6 a 10 de novembro, das 9h às 13h.

Fonte: NE10